Biblioteca

Como branding e psicologia das cores se relacionam? [Série Cores #2]

Se você acompanha nosso Blog, já sabe que as cores têm influência nos resultados da sua marca. Se você não sabe do que estamos falando, leia o primeiro post da Série Cores: Como a cor influencia nos resultados da sua marca [Série Cores #1]. Lá você começará a entender que branding e psicologia das cores estão intimamente ligados.

Afinal, o que é a psicologia das cores?

Psicologia das cores é um conceito bastante complexo, mas podemos resumir como o estudo de matizes como um aspecto determinante no comportamento humano. Afinal, as cores influenciam percepções que não são óbvias, como o gosto de uma comida, por exemplo. Aí começa a entrar o branding.

As marcas bebem constantemente nessa fonte de informações: cores específicas despertam emoções específicas. Contudo, definir sensações é algo muito subjetivo. O que podemos fazer em relação a isso é usar alguns métodos que possibilitam que profissionais de marketing compreendam para quais cores, entre outros aspectos visuais, os consumidores direcionam o olhar, estabelecendo alguns padrões que podem ser encontrados na lembrança emocional de certas cores.

No Blog Forebrain você pode ver uma lista de técnicas para entender a mente do consumidor. Se o seu produto ou campanha impactarem, as chances da sua marca serem fixados na memória do consumidor aumentam consideravelmente.

O que dizem as cores

No post de hoje, vamos falar de duas cores especialmente: o verde e o amarelo. Afinal, estamos no Brasil e essa combinação está muito presente em nossa vida na hora de torcer, além de ser uma mistura muito presente na nossa natureza, com o sol brilhando constantemente sobre florestas e praias. Que sorte!

LEIA MAIS

Como a cor influencia nos resultados da sua marca [Série Cores #1]

Psicologia das cores e a personalidade da sua marca [Série Cores #3]

Faça sua paleta de cores usando o Adobe Color

3 Dicas para exercitar a criatividade mesmo trabalhando no escritório

Por que há variação de cor nos materiais?

Psicologia das cores: você sabia que cada cor pode alterar sua percepção?

Vamos às cores em questão?

Verde


O verde representa esperança, ou seja, está ligado ao futuro, à juventude – vide a fruta que está verde antes de ficar madura. Além disso, a cor verde é a mais usada para retratar a natureza, o orgânico, incluindo um estilo de vida mais saudável. O verde está ainda ligado ao dinheiro (já reparou como são representadas as notas em desenhos animados?). A cor, portanto, é bem versátil!

Amarelo


O amarelo é uma cor ambígua, por isso é preciso prestar atenção especial ao combiná-la com outras cores. Ao mesmo tempo que a cor do sol se relaciona a otimismo, disposição e alegria, também pode se ligar a ciúme, hipocrisia e repreensão – o cartão amarelo do futebol é um ótimo exemplo para esse caso. Uma observação que vale a pena ser feita é sobre o nosso paladar: tanto o azedo, quanto o refrescante e o amargo são sabores atribuídos ao amarelo.

 

Na próxima semana continuaremos com o último texto da série trazendo informações sobre o azul, o roxo e o preto. Não perca!

Etiquetas

Julia Viana

Editora do Blog da Printi, uma jornalista que encarou um novo papel para falar de mundo gráfico e inovação - sem nunca deixar a criatividade e os assuntos mais comentados do momento de lado.
Botão Voltar ao topo
Fechar
Fechar