Blog

Como calcular o número de páginas de uma revista, catálogo ou brochura

Você tem dúvidas de como calcular o número de páginas de sua revista ou catálogo? Esse post vai lhe ajudar!

Os catálogos, as revistas e as brochuras, do ponto de vista gráfico, são tecnicamente o mesmo produto. Mas possuem algumas especificações e objetivos diferentes.

Os catálogos, por exemplo, são mais promocionais, utilizados em vendas, para apresentar serviços ou produtos; já as revistas são mais informativas; enquanto as brochuras são geralmente usadas em livros.

Publicado em 18/04/2024

Equipe Printi

Você tem dúvidas de como calcular o número de páginas de sua revista ou catálogo? Esse post vai lhe ajudar! Os catálogos, as revistas e as brochuras, do ponto de vista gráfico, são tecnicamente o mesmo produto. Mas possuem algumas especificações e objetivos diferentes. Os catálogos, por exemplo, são mais promocionais, utilizados em vendas, para apresentar serviços ou produtos; já as revistas são mais informativas; enquanto as brochuras são geralmente usadas em livros. Algumas pessoas, quando precisam montar arquivos para imprimir em formato de catálogo, revista ou brochura, não sabem delimitar as páginas necessárias. Se você é uma delas, confira agora a nossa explicação! Você sabe delimitar as páginas necessárias para sua revista, catálogo ou brochur

Calculando o número de páginas de seu impresso: catálogo, revista ou brochura

Para que fique mais claro, atente-se aos seguintes aspectos: Para a revista, considere a capa, a contracapa, o índice e o editorial. Para o catálogo, a capa e a contra-capa. Para brochura (se for livro), a capa, folha em branco, apresentação, prefácio, sumário, folha de agradecimento e etc. Sua revista pode ter, por exemplo, 40 páginas. Detalhe: em alguns casos, uma lâmina forma duas páginas, não na ordem que será lida no final do produto. A disposição das folhas, na ordem: Contracapa (folha final da revista – geralmente com propaganda); Capa (primeira folha da revista), e no verso, pós-capa (segunda folha da revista, geralmente com mais propaganda); e penúltima (folha antes da contracapa), sumário e editorial. Você precisa contar quantas matérias a revista terá, e quantas páginas, mais ou menos, cada uma ocupará no editorial. Também calcule previamente quantas páginas serão reservadas para a publicidade. Com o catálogo e a brochura, o planejamento é parecido. No entanto, leve em consideração o seguinte: O catálogo é um impresso promocional, e por isso não costuma ter matérias e propagandas, apenas as páginas destinadas a produtos. Para passar credibilidade, é essencial que seu catálogo tenha um sumário, e uma página para o editorial, destinada ao fundador ou diretor da empresa. A brochura, como citamos, é usada para a impressão de livros, ou trabalhos universitários/escolares. Nesse caso, deve haver folha de rosto, e claro, não ter propaganda.

Como montar um boneco

A boneca, ou boneco, é um protótipo amador deu seu impresso. Você mesmo pode montá-lo, ou pedir ajuda de seu designer. Ao construir uma boneca, você tem a chance de assegurar maior clareza no cálculo de sua revista, catálogo ou brochura. Para isso, você pode usar uma suíte gráfica como o Corel Draw ou InDesign, trabalhando toda a diagramação e edição do impresso, desde o visual das páginas, com inserção de textos, fotos, cores, enfim, tudo que envolve o projeto gráfico. A maioria das gráficas imprimem sua boneca antes da impressão final, para que você confira se tudo está certo. Isso evita que erros sejam cometidos e que o projeto final seja comprometido. É válido conversar com os responsáveis pelo atendimento da gráfica que você pretende imprimir seu produto. Nosso objetivo aqui foi orientá-lo, para que você consiga fazer um planejamento do seu material impresso. Com um conhecimento mais claro sobre o tema, você está apto a calcular as páginas de seu próximo impresso. Para um entendimento mais técnico, deixe um comentário ou solicite atendimento dos consultores Printi. Teremos o prazer de ajudá-lo!

Publicado em 18/04/2024

Equipe Printi

© 2024 - Printi - CNPJ 13.555.994/0001-54