Novidades

Como fica a estratégia de marketing com o fim dos likes no Instagram?

Desde quarta-feira (17) o Instagram passou a ocultar as curtidas das publicações de seus usuários em modo de teste – incluindo perfis de pessoas famosas, marcas e influenciadores. O fim dos likes gerou polêmica e o nosso foco é descobrir o que isso significa no que tange as estratégias de marketing, ou seja, o que muda para quem usa o aplicativo como meio de ganhar dinheiro?

A resposta não é óbvia. Primeiro, é preciso considerar a justificativa do Instagram para deixar de mostrar as curtidas no feed da rede. “Queremos que seus seguidores se concentrem no que você compartilha, não em quantas curtidas suas publicações recebem. Durante este teste, somente você poderá ver o número total de curtidas nas suas publicações”, diz a mensagem no próprio aplicativo. Aparentemente a ideia é deixar o Instagram menos tóxico e competitivo.

Alguns influenciadores se preocuparam porque, apesar do dono do post saber quantas pessoas apertaram o coração para a sua foto, o restante do mundo não poderá dimensionar sua popularidade. Bom, se o problema for só esse, o mundo é capaz de sobreviver.

Mudanças geram mudanças


Talvez seja o fim dos likes abertos, mas o novo cenário pode ser sinônimo de mais conteúdo de qualidade na rede. Afinal, agradar a audiência não vai depender mais da popularidade, mas de coisas mais relevantes e autênticas. Isso vale para usuários comuns, que querem apenas compartilhar suas fotos com amigos, até influenciadores e marcas.

LEIA MAIS

Como fazer o melhor planejamento para o segundo semestre

3 Dicas para exercitar a criatividade mesmo trabalhando no escritório

Faça sua paleta de cores usando o Adobe Color

E a estratégia de marketing?

Outra informação importante é que como os likes ficam ocultos apenas para terceiros, as marcas podem continuar usando essa medida, já que terão acesso a essa informação nos bastidores da própria conta. Assim sendo, é uma métrica que pode estar presente no seu mídia kit, aquele documento que você usa para apresentar resultados, mesmo sem estar visível para todos.

O que você acha dessa mudança? conta pra gente e ajude a incrementar o debate!

Etiquetas

Julia Viana

Editora do Blog da Printi, uma jornalista que encarou um novo papel para falar de mundo gráfico e inovação - sem nunca deixar a criatividade e os assuntos mais comentados do momento de lado.
Botão Voltar ao topo
Fechar
Fechar