Blog

Curiosidades da Produção Gráfica: o efeito Moiré

Por que é preciso ter tanto cuidado na hora da impressão? Porque a impressão profissional é muito mais complexa que um simples apertar de botão, como fazemos com a impressora de nossas casas. Exige muito cuidado e preparação pré, durante e pós impressão, e por isso mesmo é, de longe, melhor que a feita em casa.

Na impressão gráfica existe o que é chamado de efeito Moiré, que com os devidos cuidados pode ser amenizado e controlado. Este efeito deixa evidente os pontos que formam as imagens no papel, como no exemplo abaixo:

Alt Text

Selos postais com inspiração no efeito Moiré

Publicado em 18/04/2024

Equipe Printi

Por que é preciso ter tanto cuidado na hora da impressão? Porque a impressão profissional é muito mais complexa que um simples apertar de botão, como fazemos com a impressora de nossas casas. Exige muito cuidado e preparação pré, durante e pós impressão, e por isso mesmo é, de longe, melhor que a feita em casa. Na impressão gráfica existe o que é chamado de efeito Moiré, que com os devidos cuidados pode ser amenizado e controlado. Este efeito deixa evidente os pontos que formam as imagens no papel, como no exemplo abaixo:

Exemplo de imagem com e sem o efeito Moiré

O tamanho destes pontos depende da lineatura usada, que define o número de linhas de pontos em um centímetro ou uma polegada. Quanto menor for ponto e mais pontos por linha, a ilusão de ótica formada pode se tornar quase imperceptível, sendo necessário o uso do conta-fio para analisá-los. Outro aspecto para o qual deve-se ficar atento é a angulação dos pontos. Na escala CMYK cada cor tem sua inclinação convencional para prevenir o Moiré.

Retícula com demonstrativo do efeito Moiré

Quando se scaneia uma foto, perde-se sua qualidade original. Logo, deve-se sempre que possível scanear o original, e não a cópia, pois perde-se muita qualidade a surge o Moiré. Nos softwares gráficos há formas de minimizar o efeito, mas às vezes não garante nem 40%  de melhoramento. Porém, às vezes é a única forma. Uma maneira bem simples de remover o efeito pelo Photoshop: verificar os canais de cores e identificar o efeito em cada um deles e aplicar o Gaussian Blur (Desfoque Gaussiano), que resolver bem nas horas de aperto. Porém, o melhor é sempre prevenir! Mas nem tudo é problema quando se fala deste efeito, que, para muitos, é acidental; No Natal de 1971 foram criados no Brasil selos postais com inspiração no efeito, criando padrões muito bonitos e futuristas, sendo colecionados por pessoas do mundo todo.

Selos postais com inspiração no efeito Moiré

Para finalizar: é importante se informar, consultar quem entende do assunto e escolher a gráfica que melhor atenda suas necessidades e proporciona o melhor resultado, além de ter impressora de boa qualidade e profissionais qualificados.

Publicado em 18/04/2024

Equipe Printi

© 2024 - Printi - CNPJ 13.555.994/0001-54