Blog

Design biofílico: entenda o que é e por que é tão importante

Publicado em 18/04/2024

Equipe Printi

Você sabe o que é design biofílico? Para começar, é preciso saber que biofilia significa “amor à vida”. No design ele se liga especialmente com a área de interiores porque trata da relação das pessoas com a vida, ou seja, com a natureza - mesmo estando em ambientes fechados.

Paredes verdes fazem parte de ambientes com design biofílico
Imagem: iStock

Design biofílico

O termo não é novidade mas está ganhando cada dia mais força. Afinal, as pessoas estão cada vez mais procurando qualidade de vida e um cotidiano mais perto do natural (no sentido mais orgânico da palavra). Ou seja, cada dia mais são necessárias ferramentas que possam reconectar as pessoas aos ambientes como eram antes da intervenção humana e suas construções.

O design biofílico pode ser explicado de maneira bastante simples como uma forma de usar a natureza em ambientes como escritórios, centros culturais, casas, entre outros, para trazer mais conforto e qualidade de vida.

Natureza integrada a ambientes traz saúde à vida das pessoas
Imagem: iStock

Benefícios do Design Biofílico

O design, além de ter o poder de tornar nosso trabalho, estudo e vida mais bonitos, é capaz de trazer melhoras para nosso desempenho e bem-estar físico e mental. Os projetos derivados desse tipo de design são mais humanizados e afetam positivamente a vida das pessoas.

LEIA MAIS

Dicionário de design: conceitos básicos

Faça sua paleta de cores usando o Adobe Color

Psicologia das cores: você sabia que cada cor pode alterar sua percepção?

Design sprint: conheça essa e outras metodologias ágeis

O momento de leitura fica mais agradável em ambientes com natureza
Imagem: iStock

Como aplicar esse tipo de design?

Paredes verdes são exemplos que trazem bastante essa sensação de estar em um lugar calmo, onde é possível refletir em paz e sem pressa. Contudo, não á a única solução arquitetônica para trazer a natureza para o lado de dentro dos espaços.

Colocar vasos com flores em casa é algo que dá um toque especial a qualquer lar, mas o design biofílico vai além. Ele envolve um projeto paisagístico que passa pelo verde trazendo também acabamentos e materiais que remetem à natureza, como a madeira, por exemplo.

Quadros de paisagens também podem agregar à natureza em si. Que tal testar na sua casa ou escritório algo com esse conceito? ;)

Publicado em 18/04/2024

Equipe Printi

© 2024 - Printi - CNPJ 13.555.994/0001-54