Biblioteca

Faça sua paleta de cores usando o Adobe Color

Se você trabalha com cores, por sorte vai topar em algum momento com o Color Adobe – um software incrível e gratuito que te ajuda a construir sua própria paleta de cores. Usando o disco que a Color Adobe te dá, você consegue ter visibilidade das melhores combinações para o seu projeto ficar perfeito – ao menos no que se refere à coração (o verbo, não o s2).

Integrado ao Illustrator, o Adobe Color permite que você crie, salve e acesse seus temas de cores. Além disso, você pode filtrar temas públicos, explorando aqueles criados por outros usuários, por meio de buscas entre os mais usados ou populares. Há ainda a opção de criar temas por meio do App do Adobe Color para Android e iOS, você sequer precisa estar na mesa de trabalho. Talvez isso ajude na parte criativa, certo?

Como funciona o Color Adobe

O Color Adobe tem várias funcionalidades, mas em linhas gerais, ele é um software bastante simples para montar sua paleta de cores porque é bem intuitivo. Ao abrir o site, você automaticamente se depara com a Adobe Color Wheel (ou “círculo cromático”) e um menu do lado esquerdo, que te dá as seguintes opções:

Análogo – para selecionar cores próximas;
Monocromático – para escolher diferentes tons da mesma cor;
Tríade – para cores opostas formando um triângulo;
Complementar – para cores opostas;
Composto – para selecionar uma mistura de cores complementares e análogas;
Sombras – para escolher cores com brilho diferente;
Personalizado – para fazer uma seleção de cores como o usuário desejar.

LEIA MAIS

A influência das cores em panfletos vendedores

Psicologia das cores: você sabia que cada cor pode alterar sua percepção?

Dica 1:

Para eleger uma cor como a principal do seu projeto, passe o mouse sobre a cor desejada e selecione “tornar como base”.  A partir da regra de cor selecionada, um tema de cores será criado automaticamente em torno da cor base.

Dica 2:

Você pode criar suas paletas de cores a partir de uma foto. Para isso, selecione a imagem a ser utilizada no ícone da câmera fotográfica e faça o upload. Uma análise será feita automaticamente na sua imagem e o Adobe Color irá sugerir composições para criar uma paleta.

Assim que você encontrar o tema desejado é possível editá-lo e salvá-lo em seus temas – a sua biblioteca para ter um acervo sempre que quiser consultar – ou adicioná-lo em suas amostras no Illustrator. Aí é só usar suas cores. Ficou alguma dúvida? Você pode acessar o passo-a-passo no próprio site da Adobe.

Adobe, em parceria com Pantone, cria paleta de cores inspirada em corais com risco de extinção

A gente achou que essa notícia valia um adendo: Adobe e Pantone analisaram o documentário “Chasing Color” (da Netflix) com o objetivo de alertar e conscientizar a respeito da proteção aos corais, que correm risco de extinção. As cores que surgiram foram: Glowing Yellow, Glowing Blue e Glowing Purple.

As novas cores já estão disponíveis tanto como cores Pantone para uso de marca quanto em kits de ferramentas digitais para os produtos Adobe.

Etiquetas

Julia Viana

Editora do Blog da Printi, uma jornalista que encarou um novo papel para falar de mundo gráfico e inovação - sem nunca deixar a criatividade e os assuntos mais comentados do momento de lado.
Botão Voltar ao topo
Fechar
Fechar