5 dicas básicas para garantir a qualidade das cores
As cores transmitem diferentes emoções para cada pessoa e, por este motivo, exercem função importante na divulgação da empresa, produto ou serviço. Se bem utilizadas, levam o destinatário a uma ação, porém se escolhidas sem um propósito podem despertar um sentimento de desconfiança. Porém, há elementos que podem alterar a cor do impresso: tinta, papel, água, temperatura do ambiente, umidade, entre outros.
As cores transmitem diferentes emoções para cada pessoa e, por este motivo, exercem função importante na divulgação da empresa, produto ou serviço. Se bem utilizadas, levam o destinatário a uma ação, porém se escolhidas sem um propósito podem despertar um sentimento de desconfiança. Porém, há elementos que podem alterar a cor do impresso: tinta, papel, água, temperatura do ambiente, umidade, entre outros. Conheça o significado de algumas cores e, em seguida, as cinco dicas essenciais para que o material saia com a cor esperada pelo cliente.
O significado das cores • Amarelo: Cuidado, gratidão, felicidade, positividade. Em um material pode ser visto como alegria e atenção. • Azul: Empresas utilizam-na para transmitir confiança e assegurar o cliente de que está fazendo um negócio seguro, uma vez que a cor significa autoridade, sucesso, dignidade, estabilidade, lealdade. • Branco: Significa limpeza, paz, pureza. Dando maior conforto aos clientes em relação a higiene da empresa. • Cinza: Por ser um tom neutro, na maioria das vezes estará acompanhado de outra cor. Podendo significar autoridade, mentalidade corporativa, respeito, humildade. • Laranja: Remete alegria, diversão, juventude, criatividade. Sendo junção de amarelo e vermelho, apresenta as características de ambas, além das suas próprias. • Preto: Mistério, tradição, rigidez, formalidade, são sentimentos que essa cor representa. • Rosa: Cor feminina que representa cuidado, carinho, fragilidade, leveza, apreciação. • Roxo: Como transmite alto valor, sofisticação, realeza e luxúria, é utilizado em materiais finos, bem vistos no mercado. • Verde: Representa o meio ambiente, a natureza, a tranqüilidade. As empresas têm adotado esta cor a seus materiais, pois passa a imagem de um pensamento ecologicamente correto. • Vermelho: Utilizada para manifestar perigo, ação, energia, amor, força, aventura. Geralmente usa-se em produtor alimentícias, por aumentar o desejo de comida, uma vez que é a cor do sangue. As 5 dias essenciais para garantir a qualidade das cores 1) Papel: Como sabemos, existem variados tipos de papéis, como o offset, couché, triplex, duplex, entre outros. É extremamente comum que estes papéis apresentem diferenças no resultado da impressão em relação às cores. 2) Tinta: Temos também inúmeros tipos de tintas, como a tinta líquida, de uma impressora digital e a tinta offset, pastosa. Um mesmo material impresso com esses diferentes tipos, sairá com as cores alteradas. Com isso, a empresa deve utilizar a mesma tinta e é aconselhável que seja também, do mesmo lote. Tanto para a prova, quanto para o material final.
3) Luz: Outro fator importante é a luz de análise. Se visualizarmos o material com luzes diferentes, como luz natural, luz flourescente, luz incandescente, entre outras, alterará as cores do impresso. Para isso, não existe a solução exata. Há uma luz específica para cada tipo de material, a mais adequada para cada análise de cores, porém, se o cliente não as conhece, olhará em qualquer luz e verá a cor um pouco danificada.
4) Secagem das tintas: É preciso cuidado na hora de manusear o material. Este não sai completamente seco da impressão, portanto, é importante não mexer drasticamente no impresso, para que não borre ou manche. 5) Controles básicos: Para que não fique extremamente caro para a empresa é possível fazer controles básicos, como: comprar tintas do mesmo fornecedor, usar perfil de cores genéricas para provas e comprar sempre um bom papel. É comum que ocorram falhas nas cores em gráficas, porém distorções pequenas, que não afetem a qualidade do produto. Siga as dicas apresentadas acima e sua empresa se destacará no mercado de trabalho.