printi logo

As cores transmitem diferentes emoções para cada pessoa e, por este motivo, exercem função importante na divulgação da empresa, produto ou serviço. Se bem utilizadas, levam o destinatário a uma ação, porém se escolhidas sem um propósito podem despertar um sentimento de desconfiança.

Porém, há elementos que podem alterar a cor do impresso: tinta, papel, água, temperatura do ambiente, umidade, entre outros. Conheça o significado de algumas cores e, em seguida, as cinco dicas essenciais para que o material saia com a cor esperada pelo cliente.

Leia também: como funciona a psicologia das cores

tabela mostrando a psicologia das cores trazendo informação de conceito, aplicações, empresas

O significado das cores

Amarelo: Cuidado, gratidão, felicidade, positividade. Em um material pode ser visto como alegria e atenção.

Azul: Empresas utilizam-na para transmitir confiança e assegurar o cliente de que está fazendo um negócio seguro, uma vez que a cor significa autoridade, sucesso, dignidade, estabilidade, lealdade.

Branco: Significa limpeza, paz, pureza. Dando maior conforto aos clientes em relação a higiene da empresa.

Cinza: Por ser um tom neutro, na maioria das vezes estará acompanhado de outra cor. Podendo significar autoridade, mentalidade corporativa, respeito, humildade.

Laranja: Remete alegria, diversão, juventude, criatividade. Sendo junção de amarelo e vermelho, apresenta as características de ambas, além das suas próprias.

Preto: Mistério, tradição, rigidez, formalidade, são sentimentos que essa cor representa.

Rosa: Cor feminina que representa cuidado, carinho, fragilidade, leveza, apreciação. 

Roxo: Como transmite alto valor, sofisticação, realeza e luxúria, é utilizado em materiais finos, bem vistos no mercado. 

Verde: Representa o meio ambiente, a natureza, a tranqüilidade. As empresas têm adotado esta cor a seus materiais, pois passa a imagem de um pensamento ecologicamente correto.

Vermelho: Utilizada para manifestar perigo, ação, energia, amor, força, aventura. Geralmente usa-se em produtor alimentícias, por aumentar o desejo de comida, uma vez que é a cor do sangue. 

As 5 dias essenciais para garantir a qualidade das cores

1) Papel: Como sabemos, existem variados tipos de papéis, como o offset, couché, triplex, duplex, entre outros.  É extremamente comum que estes papéis apresentem diferenças no resultado da impressão em relação às cores.

2) Tinta: Temos também inúmeros tipos de tintas, como a tinta líquida, de uma impressora digital e a tinta offset, pastosa. Um mesmo material impresso com esses diferentes tipos, sairá com as cores alteradas.

Com isso, a empresa deve utilizar a mesma tinta e é aconselhável que seja também, do mesmo lote. Tanto para a prova, quanto para o material final.

3) Luz: Outro fator importante é a luz de análise. Se visualizarmos o material com luzes diferentes, como luz natural, luz flourescente, luz incandescente, entre outras, alterará as cores do impresso.

Para isso, não existe a solução exata. Há uma luz específica para cada tipo de material, a mais adequada para cada análise de cores, porém, se o cliente não as conhece, olhará em qualquer luz e verá a cor um pouco danificada.

4) Secagem das tintas: É preciso cuidado na hora de manusear o material. Este não sai completamente seco da impressão, portanto, é importante não mexer drasticamente no impresso, para que não borre ou manche.

5) Controles básicos: Para que não fique extremamente caro para a empresa é possível fazer controles básicos, como: comprar tintas do mesmo fornecedor, usar perfil de cores genéricas para provas e comprar sempre um bom papel.

É comum que ocorram falhas nas cores em gráficas, porém distorções pequenas, que não afetem a qualidade do produto. Siga as dicas apresentadas acima e sua empresa se destacará no mercado de trabalho.

Quer ver suas ideias ganharem vida com cores perfeitas?

Na Printi, você personaliza do seu jeito. Com liberdade, praticidade e a segurança de que seu material será impresso com qualidade profissional Faça já o seu pedido!

acessar-site-printi-1 (1).png