Psicologia das cores: você sabia que cada cor pode alterar sua percepção?

A psicologia das cores é o estudo que mostra a forma como nosso cérebro identifica e transforma as cores em sensações. A influencia das cores pode ser observada na publicidade, na decoração de casas e escritórios, na moda, na maneira como gostaríamos de ser vistos, entre outros. As cores são utilizadas também para que os logos e a identidade visual de uma marca seja lembrada pelo nosso cérebro.

História da psicologia das cores

Os primeiros estudos tiveram inicio em 1666, quando Isaac Newton descobriu que a luz branca, ao passar por um prisma, separava-se em diversas cores. Mais tarde descobriu-se que a mistura e suas combinações resultavam em outros tons: o amarelo é a combinação do vermelho e do verde, por exemplo.

Porém, foi o alemão Johann Wolfgang Von Goethe que criou a “Teoria da Cor” como a conhecemos. Segundo o cientista, a cor não depende somente da luz e do ambiente, mas também da percepção que temos do objeto. A identificação dos tons é subjetivo, porém os efeitos das cores são universais. As cores quentes como o vermelho, amarelo e o laranja são dinâmicas e estimulantes. Já as cores frias (azul, roxo e verde) possuem propriedade acalmante, são suaves e estáticas.

Aos olhos do design a psicologia das cores é fundamental para a composição de um layout e, se bem aplicada, torna-se um atrativo e proporciona maior eficácia ao material. É importante ressaltar que os estímulos proporcionados sofrem alteração de acordo com sua aplicação e combinação. O conceito de contraste é muito bem utilizado pelos profissionais, enriquecendo ainda mais as peças de comunicação. Porém, para que as cores sejam trabalhadas de forma eficiente, é necessário observar: a relação da cor com o tema; a ordem de leitura da página; o perfil do público alvo; os objetivos da comunicação; entre outros.

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Psicologia das cores aplicada ao seu negócio

Agora que você já sabe tudo sobre a psicologia das cores, é importante saber o que elas representam e como aplica-las na identidade visual da sua marca. A psicologia das cores é também importante no Branding. Quando alguém diz vermelho, seu cérebro rapidamente associa a alguma marca e podemos apostar que veio McDonalds na sua cabeça, correto? É assim que o Branding da sua empresa é construído com o uso da Psicologia das cores. Veja a tabela abaixo o que cada cor representa e como utilizá-las a seu favor!

O significado das cores e suas sensações