Dia do Profissional de Marketing: conheça os bastidores do time da Printi
Publicado em 18/04/2024
Equipe Printi
Maio é um mês muito importante para os mercadólogos - sim, essa é a denominação para os especialistas da área. Isso por que em 08/05 é celebrado o Dia do Profissional de Marketing, uma data com o objetivo de homenagear os responsáveis por movimentar o mercado com muita inovação. Em primeira mão, você vai conhecer detalhes da construção do time de Marketing da Printi, desde comunicação interna e construção de ideias às informações que chegam até você.
O que é Marketing?
Mesmo que de forma indireta, o Marketing está presente na vida de todos os consumidores. Trata-se do ato de explorar a criatividade para elevar a qualidade de produtos/ serviços ao desenvolver valor agregado de modo estratégico - o que gera resultados para ambas as partes.
O conceito foi desenvolvido por estudos de Philip Kotler - o guru do Marketing - que reconheceu a necessidade da estratégia não como parte do planejamento de uma empresa e, sim, como o centro dela, realocando os objetivos de modo que o foco seria a satisfação dos clientes como um propósito que vai muito além do ato de vender.
Para ir mais fundo no assunto acesse o site Resultados Digitais, lá tem tudo o que você precisa saber.
Como surgiu?
A origem do Marketing é um pouco mais antiga do que você imagina. A história revela sua aparição - de forma primária - com a criação da prensa tipográfica de Gutenberg, por volta de 1450. O fato possibilitou uma grande difusão na comunicação com ampla distribuição de textos, inclusive anúncios.
Até chegar ao formato como conhecemos hoje, a estratégia, naturalmente, passou por transformações. Antes das invenções tecnológicas, como computadores e internet, era reconhecida no modelo outbound - significa que o objetivo era simplesmente vender sem qualquer preocupação em conquistar o consumidor, ao contrário da técnica usada atualmente.
Saiba mais sobre a evolução do Marketing em um artigo de Mateus Carvalho no blog Rock Content.
Hoje trouxemos os bastidores do time de Marketing da Printi para que você conheça um pouco dos processos comunicacionais por trás da marca. Para isso, cada responsável pelos respectivos quadrados fez uma breve introdução sobre a importância da sua função no alcance de resultados.
Branding e Comunicação
Gerente de Marketing, Ellen Pretel acompanha todas as demandas da área na solidificação da imagem da Printi. "A construção de uma marca passa pelo alinhamento entre os objetivos estratégicos do negócio e a comunicação com seus públicos. Aqui estamos falando não apenas de clientes, mas também de colaboradores, investidores, fornecedores e toda a rede de stakeholders - partes interessadas, em português - do negócio", introduz.
"A missão do Branding é garantir que o posicionamento da empresa no mercado, seu tom de voz e suas ações sejam coerentes ao que diz respeito ao propósito do negócio. Por isso, aqui na Printi temos dentro da estrutura de Marketing a área de Comunicação Interna, Conteúdo, Parcerias e Relações Públicas que somadas aos esforços de Performance promovem a equação perfeita para fazer a Printi ser conhecida, reconhecida e mantida como uma empresa de sucesso", conta a gerente, interligando os objetivos de todos os times que serão apresentados a seguir.
Comunicação Interna
A mercadóloga Isabela Bootz é a dirigente do setor de Comunicação Interna, alinhando a prática de todos os princípios e valores da Printi e mantendo clareza no relacionamento com o público interior. "Aqui na Printi a missão da Comunicação Interna é ser a fonte oficial de informações da empresa de forma fácil e acessível a todos os colaboradores. Nós temos compromisso com a transparência e parceria, conservando um time sempre informado e unido. De modo prático, mantemos nosso cliente interno - os colaboradores - no centro de tudo que fazemos", define.
Para deixar ainda mais claro, a Isa faz uma comparação sobre as semelhanças entre os objetivos do público interno e externo. "A mesma importância que o time de de Branding têm na comunicação com os nossos clientes, temos com os colaboradores. Nós entendemos que eles são os maiores provedores de nossa marca e que precisam saber de tudo o que acontece em nossa casa", analisa.
Conteúdo
O time de Conteúdo, liderado pela jornalista Julia Viana, atua na produção por trás de cada mensagem pública, também prestando auxílio aos outros setores. "Podemos dizer que tudo que é comunicado sobre a empresa e nosso universo passa por aqui: desde banners no site, descrições de produtos, até os posts no Blog da Printi, Linkedin, Instagram e etc. O conteúdo também apoia outras áreas, como a pré-impressão, e-mails promocionais ou campanhas", exemplifica.
Além disso, a equipe está presente em elaborações mais específicas. "Projetos que definiram o tom de voz da marca, a brand persona, nosso posicionamento e alinhamentos com todos os outros times da Printi também fazem parte do nosso escopo", finaliza.
Design
Coordenador de Design da Printi, Ramon Marques conduz o time por trás das imagens internas e externas. "O time de design é responsável pela materialização das iniciativas de branding, comunicação interna e performance. É aqui que juntamos nossa identidade visual com nosso tom de voz e estratégias de negócio, usando peças visuais como imagens para rede social, impressos, apresentações, vídeos e todo tipo de mídia que possa ser utilizada para passar a mensagem correta, para o público certo", esclarece o designer.
Indo além do óbvio, a expansão do repertório gira em torno do nosso principal pilar: você. "É importante lembrar que o Design não existe apenas para tornar as coisas bonitas, e sim para torná-las eficientes, usando a criatividade como principal ferramenta", destaca.
Parcerias
Reunir forças em prol de um bem comum é a função da jornalista Renata Buontempo, representante do setor de Parcerias. "A área tem como objetivo fazer a Printi ser reconhecida como a marca número um em empreendedorismo. Por isso, todo o trabalho aqui é feito para aumentar ainda mais o time de Printi Lovers", conta.
"No dia a dia, analisamos perfis e empresas que se interessam em divulgar e trabalhar com a Printi, mapeamos novas propostas e conduzimos as parcerias fechadas. Com isso, a área contribui para o crescimento e engajamento das mídias sociais e o reconhecimento de marca", conclui Renata.
Performance
Gregory Goris, head de Marketing e Tecnologia, é responsável pela equipe de Performance, nossos analistas de plantão. "Aqui o objetivo é fazer com que nossos conteúdos, campanhas e produtos sejam vistos pelas pessoas certas, na hora certa. Tudo isso baseado em análises de métricas de desempenho - daí o nome performance -, para sempre otimizar o retorno do investimento", relata.
"Todas as nossas iniciativas de Marketing não poderiam ser efetivas sem alcançar o maior número possível de pessoas relevantes. Como as empresas de mídia limitam cada vez mais o alcance orgânico - ou seja, gratuito - a importância do trabalho do time de Performance só aumenta", complementa.
Relações Públicas
"Para ser uma marca forte e ter um marketing afetivo, é preciso uma reputação sólida e uma imagem positiva, pois ambos influenciam a percepção dos consumidores", diz Thais Lima, profissional de Relações Públicas da Printi e empreendedora. "O trabalho de RP é justamente esse, garantir que nossa empresa tenha esses dois pilares essenciais na busca pelos objetivos", finaliza.
A representatividade de uma marca vai muito além do que está no seu campo de visão. É necessário um time preparado para ir além das suas expectativas, trazer produtos/ serviços de qualidade e sustentar cada palavra ou imagem que disseminar. Feliz dia do Profissional de Marketing! :)
Publicado em 18/04/2024