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Dia do telefone: Conheça o time de Televendas da Printi

O mês dos profissionais de televendas – aquele time que proporciona praticidade no esclarecimento das suas dúvidas – é comemorado anualmente em março. Você tem curiosidade em saber como funcionam os bastidores do processo de comunicação dessa equipe? Nós contamos tudo para você!

Mês do televendas | Imagem: iStock

Para o conteúdo de hoje, tivemos participação – mais que especial – de quatro integrantes do time de televendas da Printi. Conheça as histórias incríveis da Beatriz Castro, Junior da Silva, Milka Gonçalves, e Monica Campos.

Primeiramente, liga pra gente!

Nosso canal de televendas está mais que disponível para você! Entre em contato pelo nosso novo número e tira suas dúvidas sobre orçamento, compra de produto, montagem de arte e muitas outras questões.

Agora – foco – vamos entender um pouco mais sobre como esse time incrível atua e se emocionar com histórias de atendimentos.

O Dia do Telefone

Dia do Telefone | Imagem: iStock

A comunicação via telefone foi uma das invenções mais revolucionárias do século XX. Na época, o meio trouxe a ideia de estreitar a distância entre os povos e tornar a troca de informações mais acessível.

O aparelho foi desenvolvido pelo cientista Alexander Graham Bell em parceria com seu assistente Thomas Augustus Watson. A autenticação da obra ocorreu em 10 de março de 1876 – sim, exatamente nessa data acontecia a primeira transmissão via telefone com uma mensagem transmitida pelo idealizador “Sr. Watson, venha aqui. Quero ver você”.

Para saber mais detalhes desse momento histórico acesse Calendarr Brasil.

O que faz um profissional de televendas?

A relação entre profissional e cliente | Imagem: iStock

O Televendas é o início da relação de comodidade e confiança do cliente com o nosso Comercial”.

Ninguém melhor para descrever as responsabilidades de um profissional de televendas do que eles mesmos, não é? O Junior fez questão de detalhar a função que ele ocupa com muito orgulho a pouco mais de um ano. “Somos responsáveis por dar segurança ao cliente. Tirar dúvidas, explicar sobre os substratos e especificações dos produtos, sondar o seu propósito para sugerir a melhor configuração para seu item, encantar e fazer com que a experiência de compra seja a melhor, mais ágil e dinâmica possível”, define.

A preocupação em esclarecer dúvidas é uma questão que os dois lados compartilham. Isso porque assim como os clientes, os profissionais também necessitam de uma informação clara para fornecer o melhor auxílio. “Estamos atentos a entender as necessidades de cada cliente. Muitos não são do ramo gráfico, então, o que parece ser simples, pode ser uma grande dor de cabeça para alguns deles. Ouvir, orientar, propor e, principalmente, deixá-lo tranquilo a respeito de sua escolha em adquirir seus produtos conosco”, afirma Junior.

De fato esse primeiro contato exige muita habilidade e postura, como complementa a Beatriz. “Procuro me comunicar com clareza e sem usar muitos termos técnicos para que o cliente entenda com facilidade“, indica.

Tom de voz da Printi

A personalidade que o tom de voz da Printi carrega é focada em autenticidade, clareza e veracidade, como declara a Monica. “O cliente precisa sentir que você é realmente um especialista e que entende daquilo que você vende. É importante sempre passar segurança, informações detalhadas e tirar  todas as suas dúvidas de forma clara e transparente“, diz.

Em se tratando de exigências, os próprios atendentes tem suas cobranças. “Tento ser o máximo possível humana, para que ele sinta que está lidando com uma pessoa de carne e osso como ele, e isso faz com que ele fique mais próximo de nós como parceiros“, relata Milka.

Um trabalho de pessoas para pessoas

Time Televendas Printi | Imagem: Printi

Nós trabalhamos com pessoas e para pessoas. Cada contato realizado – por mais rápido que seja – tem o poder de despertar nosso lado emocional – claro, é importante sempre manter o nível de profissionalismo. Mas – fica a questão – você saberia como reagir em uma situação fora do normal? Se inspire nas histórias dos nossos entrevistados!

O Junior já chegou até a servir como ombro amigo. “Há clientes que aproveitam a ligação para expor questões até mesmo de sua vida pessoal. Lembra que falei que nosso contato era quase um bate papo? Eu acabo me envolvendo em histórias de pessoas que eu nem conheço. Isso quando não pedem a minha opinião sobre determinado assunto”, recorda.

“Nessa pandemia, tive muito contato com pequenos empreendedores, senti de perto as dores de muitos tendo que se reinventar, assim como nós da Printi tivemos que fazer também, foi muito bom ajudar“, relembra Monica.

Aqui, o pilar principal sempre será você. É sobre parceria, sabe? E a Milka tem uma ótima lembrança que reforça esse valor. “Uma cliente que ligou chorando desesperada, porque tinha um evento e a gráfica que ela tinha contratado não conseguiu entregar dentro do prazo dela, conseguimos ajudar e ela recebeu o material no dia do evento”, afirma.

A Bia também contou uma história muito especial. “Um cliente comprou 100 livros que continha a história da sua família japonesa que veio para o Brasil na década de 30. Seu pai estava muito doente – ele sofreu um AVC em 2018 e seria um milagre sobreviver a outro dia dos pais – e tinha o sonho de ter a história da família registrada em um livro, foi então que surgiu a ideia de imprimir esses livros e distribuir para os amigos e parentes. Foi uma alegria só, e eu acompanhei tudo até a entrega dos livros – que foi realizada em agosto de 2020″, relata.

No finalzinho do mesmo ano, ela se surpreendeu com o recebimento de um e-mail do mesmo cliente.

Olá, Beatriz!

Papai partiu agora, no finzinho do mês. Partiu sereno, sem sofrimento, com o senso de dever cumprido, viu os netos encaminhados. Para mim foi muito gratificante poder concluir aquele trabalho e presenteá-lo em seu último dia dos pais conosco, isso me conforta demais. Ele deixou saudades, não tristeza.


Agradeço mais uma vez
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Somos muito gratos por fazer parte de histórias como essas, a própria Bia reconhece. “São essas experiências que nos fortalece para continuar seguindo e realizando os sonhos do cliente que recebe seu pedido além do que ele esperava”, conta.

Aqui na Printi, quais são as dúvidas mais frequentes?

Tire suas dúvidas | Imagem: iStock

“As dúvidas mais frequentes são: Como faço o pedido pelo site?; Como faço o cadastro?; O produto atende minhas necessidades?“, conta a Bia. Mas não para por aí. “Além das questões mais genéricas – como a Beatriz ressaltou -, as pessoas pedem muitas sugestões. Para qualquer efeito, solicitação de amostras é, sem dúvidas, vista com maior frequência“, completa Monica.

É certo que podem haver dúvidas mais particulares que se expandam por diversos caminhos, mas se existe a possibilidade de tornar o processo mais descomplicado para você, assim o fazemos!

Acesse nossa Central de ajuda e tenha um atendimento personalizado com nossos entrevistados e muitos outros profissionais.

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Maryene Oliveira

Apaixonada pelo mundo da comunicação, uma futura radialista movida por dança, literatura, desafios e ideias mirabolantes.
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