Ideias para negóciosNovidades

Do conforto à reinvenção: mudanças no mundo em tempos de pandemia

O panorama das empresas mudou completamente com a chegada da Covid-19, assim como mudou o quadro da economia em geral. Falamos bastante sobre futuro, sempre com um tom otimista. O que não esperávamos é que o futuro fosse se tornar um presente implacável e exigente, necessitando de ações criativas e imediatas, que combinasse a segurança das pessoas sem deixar de lado a sobrevivência das empresas – que de uma forma ou de outra, representa também a sobrevivência das famílias nesse cenário. Por isso a matéria de capa da Isto é Dinheiro é tão importante – assim como a opinião dos 100 empresários entrevistados. E eu fui um deles.

Foto de paisagem com pôr do sol
A pandemia do novo coronavírus trouxe lições valiosas sobre a vida.

Economia

Para começar, falamos de economia. É muito difícil prever o que vai acontecer nos próximos meses. Há quem diga que só voltaremos ao ‘normal’ em 2022. Por isso, é crucial que as empresas se reinventem neste cenário, sempre de olho nos novos hábitos de seus clientes e consumidores finais. Na Printi, adaptamos nossa operação para ajudar lojistas com materiais informativos sobre a prevenção ao coronavírus, bem como passamos a produzir máscaras para venda e doação neste período.

Além dessas, tivemos outras iniciativas, como materiais de apoio para ajudar tanto nos negócios que precisam comunicar novos cuidados com a chegada da Covid-19, com nossos comunicados de saúde; mas ainda kits de home office para que o novo modelo de trabalho seja mais confortável; e produtos e conteúdos para negócios que estão passando a fazer delivery – ajudando nessa transformação digital que precisou ocorrer.

Grandes mudanças no modo de comprar e no mundo digital

Mulher comprando online com cartão
Compras online cresceram no Brasil em meio a pandemia.

A demanda por uma jornada de compra com mais conveniência é algo que chegou com a crise e veio para ficar. As pessoas puderam notar que é possível tocar a vida sem ter de sair de casa para tudo, seja fazendo home office ou até comprando insumos para abastecer a despensa – a famosa ‘compra do mês’. Não é mais necessário enfrentar filas, carregar peso ou pegar trânsito para comprar determinados produtos ou realizar tarefas que, agora, podem ser feitas pela internet.

A transformação digital pós-crise refletirá uma mudança significativa na sociedade. Muito se falava nesse conceito antes da pandemia, mas pouco se fazia para que a rotina fosse, de fato, mais digital. Se os hábitos adotados na quarentena forem aproveitados quando tudo isso passar, viveremos uma inovação muito importante na forma de consumo, trabalho e no dia a dia das empresas. Isso impactará diretamente a vida urbana, que poderá otimizar o deslocamento de pessoas, a fim de reduzir o fluxo no transporte público, melhorar o trânsito, diminuir os índices de poluição e, sem dúvida, eliminar uma série de burocracias.

O mundo pré-covid-19 era definido como conforto – ninguém esperava que uma pandemia mudaria bruscamente a vida das pessoas, em diversos aspectos.

Já com o fim da pandemia, definiria a palavra reinvenção como destaque no mundo. Afinal, as pessoas aprenderam uma nova forma de consumir e as empresas aprenderam a usar a inovação a seu favor para sobreviver diante da crise.

Etiquetas
Botão Voltar ao topo
Fechar
Fechar