Embalagens que atraem mais clientes

Você já pensou na importância da embalagem do seu produto?

Talvez acredite que não há necessidade de prestar muita atenção a esse item, pois o que importa mesmo é o produto.

Mas você sabia que a embalagem não só pode aumentar as suas vendas, como também pode atrair mais clientes?

Foi o que apontou uma pesquisa feita pela Confederação Nacional das Indústrias (CNI), que demonstrou que 75% das empresas que apostaram no design aumentaram suas vendas.

Além disso, 41% conseguiu reduzir os custos. Em relação aos consumidores, ficou confirmado que os clientes optam por escolher aquele produto que possui uma embalagem mais atrativa e bonita.

A praticidade também é considerada no momento da compra.

Assim, a pesquisa da CNI apontou que investir no design é uma boa ideia, porque os clientes tendem a comprar o produto com a embalagem mais bonita e podem até mesmo experimentar uma nova marca somente pelo fato de terem sido atraídos pelo design da embalagem.

Mas por que isso acontece? Basicamente, a embalagem está ligada a uma valorização da autoestima do consumidor.

A embalagem também tem a função de conectar o produto ao comprador por meio da parte visual. Isso acontece em 93% das vezes, segundo a Agência Sabre.

 

Importância da embalagem do produto

Como você viu, a embalagem é crucial para atrair mais clientes e ter uma margem de vendas maior.

No entanto, para que isso ocorra, a embalagem precisa ter algumas características específicas. Desta forma, ela deve aliar beleza à praticidade.

O objetivo é que o consumidor não só ache a embalagem bonita, mas também segura e fácil de usar.

Quando esta conexão é realizada, instintivamente o cliente passa pelo processo de fidelização e tende a adquirir outros produtos da marca.

Outra função bastante importante da embalagem é a de ajudar a determinar o valor que será cobrado pelo produto.

Como a parte externa influenciará sentimentos e percepções no consumidor, é normal que estes elementos sejam somados à funcionalidade, à personalidade e à identidade do produto.

Portanto, a embalagem é fundamental, porque ela não só agrega valor, como também permite estabelecer o posicionamento da marca no mercado.

 

 

Como criar a embalagem mais adequada?

Depois de entender a importância da embalagem, é necessário saber como criá-la de forma adequada.

Nesse sentido, um bom profissional da área de Design é importantíssimo, porque ele conseguirá unir as ideias para a embalagem a fim de criar um resultado harmonioso e que esteja de acordo com a estratégia da empresa.

Além disso, este profissional tem conhecimento sobre cores, formatos, desenhos etc. Tudo isso permitirá que a embalagem seja a melhor possível.

Isso não exclui, porém, um teste de publicidade. ou seja, uma maneira para verificar se a embalagem agrada ao público-alvo.

Assim, depois de ser criada, a embalagem precisa ser disponibilizada para seu público-alvo antes de chegar ao mercado.

Por isso, teste com amigos, clientes especiais e veja o que eles acham. Se necessário, ajuste o modelo.

No processo de criação, também considere o produto que será inserido na embalagem, as informações que ela precisa conter para não deixar dúvidas no consumidor, as cores (que devem chamar a atenção do cliente, independentemente de serem fortes ou não), entre outros quesitos.

Uma sugestão para as cores é que você considere a psicologia das cores. Por exemplo: o vermelho é altamente estimulante, incentivando as ações e a confiança. Já o azul traz calma e aumenta a contemplação e a criatividade.

Com relação a nomes e letras, o ideal é optar pela simplicidade, sem carregar de informações, o que pode comprometer o design do produto. Por isso, verifique as questões legais e tente deixar a embalagem o mais limpa possível.

 

O conjunto da obra

Além das embalagens, outros materiais também podem contribuir com as vendas de um produto. É o que queremos dizer com o “conjunto da obra”. Materiais que complementam a personalização do seu produto.

Os rótulos, por exemplo, fazem parte da embalagem, pois podem ser adicionados ao corpo de diferentes tipos de produtos como garrafas de bebidas em geral, frascos de cosméticos e etc.

As tags e sacolas personalizadas costumam ser utilizadas na apresentação e entrega de um produto. São um complemento, para valorizar ainda mais o item que está à venda.

É importante que esses materiais sejam produzidos com cuidado e atenção, devem conversar com o design da embalagem e ter o layout e identidade da marca como base.

 

 

Resultados do investimento em embalagens

Ter uma embalagem atrativa pode trazer resultados importantes e totalmente ligados à área de marketing.

Como você viu, a ideia é conseguir reduzir os custos e fidelizar clientes. De quebra, você poderá conquistar novos consumidores.

Se você está buscando o melhor resultado possível para a embalagem do seu produto, acesse o site da Printi e veja todas as possibilidades de complementação, como adesivos, tags, rótulos, etiquetas etc.

Tudo o que você precisa está disponível e você pode fazer o orçamento online, escolhendo as opções oferecidas ou optando por um formato personalizado.

Não perca tempo e deixe sua embalagem pronta para atrair mais clientes.

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