Entrevista com Dapenha [Curadoria de Projetos de Design] #35
Publicado em 18/04/2024
Equipe Printi
Dapenha, 26 anos, é original de Campo Grande, Zona Oeste do Rio de Janeiro. Formado em ilustração e animação digital pela Universidade Veiga de Almeida (2018), trabalha como artista visual e designer gráfico. Seus hobbies passeiam entre crochet, artesanato, patinação e construir casas no The Sims 4.
Pra vida toda
Desde muito criança, Dapenha já sabia que queria trabalhar com arte, sempre gostou de desenhar. "Quando eu tinha uns 13 anos uma amiga da escola me pediu um desenho, ela queria uma capa para uma música da banda que ela tinha na época. Eu nunca tinha feito algo do tipo, mas me senti honrado em ter sido considerado, então fui buscar a melhor forma de entregar isso à ela. Daí descobri o que era design gráfico e percebi que era exatamente isso que eu queria fazer a vida toda", relembra.
Arte, música e futuro
Dapenha vive de arte, assim como maioria dos seus amigos são artistas - de diversos meios -, não poderia ser diferente: o que ele mais consome, é arte. "Gosto de me cercar de pessoas criativas, estar perto dos processos, comprar arte dos meus amigos e outros artistas que conheço através da internet e eventos. Busco sempre ir a shows (tenho acompanhado a cena underground do rap há um tempo), também gosto de ir à exposições e outros eventos que tenham mostras de arte, como é o Conexões Entre Raízes, aqui no Rio de Janeiro", detalha.
"Eu acho que o design traduz exatamente quem eu sou, alguém que gosta de resolver problemas. Uma pessoa que busca fazer diferente e acertar. Assim como o design é fundamental, gosto de me fazer necessário e relevante onde estou. E claro, sempre que possível, bonito", afirma sobre a paixão de ser artista visual.
Não só no design, mas na maioria das áreas artísticas, é preciso ousar em fazer diferente, como descreve Dapenha. "Ver o que as pessoas tem feito e ir contra essa corrente. Nem sempre a gente tem a liberdade para fazer, mas não precisamos reinventar a roda, talvez o que precisa ser feito é uma alternativa à roda", pontua.
Para tanta criatividade, uma justificativa: a música. "Eu ouço muita música o tempo inteiro, só consigo produzir algo se estiver ouvindo música. Algumas obras a inspiração vem diretamente de músicas, outras de situações e sentimentos que eu vivo, mas a maioria vem de desejos. Me considero um artista afrofuturista, então o imaginar futuros é muito importante para mim", diz o designer. Além disso, quando vai a algum lugar a passeio, Dapenha gosta de levar caderno e caneta para desenhar as pessoas na rua. "Às vezes faço isso no trem. Gosto de observar a vida acontecendo, me motiva a me movimentar. E sempre com fone de ouvido, ouvindo uma playlist que combine com o meu humor do dia. Também assisto muita série, filmes e desenho animado. Amo desenho animado, foi um dos motivos de eu ter escolhido animação na faculdade", revela.
Semana do Meio Ambiente, Museu do Amanhã
Em 2022, Dapenha teve a oportunidade de fazer a identidade visual da Semana do Meio Ambiente do Museu do Amanhã, um trabalho que se dedicou por alguns meses. "Foi um projeto que teve que ser desenvolvido muito rápido, mas tive a liberdade de fazer a direção de arte e trazer influências minhas. Também foi minha primeira sinalização em grande escala ali. Comunicou muito bem, as estruturas utilizadas na sinalização combinaram com a identidade do projeto e ficou tudo muito bonito", se orgulha.
Mais que uma gráfica online
Dapenha conheceu a Printi ainda na faculdade, quando precisou produzir um cartaz de um curta animado, seu Trabalho de Conclusão de Curso. "A Printi tinha os melhores preços, então eu optei por comprar e fazer a retirada, que foi tudo muito rápido. Recentemente eu também pedi alguns prints, que eu vendo nas minhas redes sociais. Os produtos são de ótima qualidade e eu sempre recomendo aos meus amigos artistas que peçam na Printi. Tenho planos de ir à mais feiras e com toda certeza comprarei muitos dos meus produtos com vocês", conclui.
Acompanhe de perto o designer Dapenha pelo Instagram e conheça ainda mais do seu trabalho incrível!
Publicado em 18/04/2024