Entrevista com Vinicius Barbieri [Curadoria de Projetos de Design] #28
Publicado em 18/04/2024
Equipe Printi
No vigésimo oitavo episódio do Curadoria de Projetos de Design você vai saber mais sobre o lado artístico de um Printer super talentoso: conheça Vinicius Barbieri, 22 anos, formado em Design Gráfico e integrante do time de Montagem de Arte aqui da Printi, onde atua profissionalmente a 2 anos e 6 meses, após uma passagem pelo setor de Atendimento em 2020.
Os primeiros rabiscos
Desde criança, o Vinicius já gostava de desenhar e personalizar objetos próprios como carrinhos, brinquedos, roupas e acessórios do tipo. "Eu adorava desenhar personagens dos meus desenhos favoritos, sempre fui o aluno que escutava a aula e ia fazendo desenhos e rabiscos no caderno", relembra.
Ainda na infância, observar a irmã mais velha criando desenhos realistas foi um gatilho para o designer. "Comecei a gostar por conta disso, por outro lado, dentro da área de design não tive muitas referências de começo. Até que comecei a estudar mais a fundo na faculdade e conheci a Paula Scher, uma designer simplesmente incrível! Ela faz participação no documentário Abstract, da Netflix - assistam, é muito bom!", conta.
Estética e funcionalidade
Até que a entrada no universo do design gráfico finalmente aconteceu! "Com, mais ou menos, 13 ou 14 anos, precisei criar algumas artes para um canal que eu tinha no YouTube. Comecei a fazer uns convites para uns familiares e quando percebi já estava fazendo flyers para eventos na minha cidade", diz, trazendo memórias à tona.
Daí pra frente, a paixão pela área só cresceu. "Para mim, o design representa muito mais do que apenas estética. É comum as pessoas pensarem que o design é apenas algo bonito ou agradável, porém o design preza pela funcionalidade também, e isso é o que mais me encanta: a capacidade de combinar estética e funcionalidade. Isso está presente em praticamente tudo ao nosso redor, de forma recorrente usamos objetos sem sequer parar para pensar como ele foi projetado. Passe a reparar nos objetos a sua volta e pense sobre a funcionalidade deles, funciona bem ou não? É algo agradável de se ter por perto? Isso é puro design!", provoca.
O lado Printer
O lado Printer também se sobressai durante a trajetória inspiradora do Vinicius. "Trabalhar na Printi, sem dúvida alguma, é uma experiência que mudou e continua mudando a minha vida. Sinto que a Printi realmente se importa com os colaboradores e clientes e isso é algo que me motiva muito a continuar entregando meu melhor. O nosso ambiente corporativo - apesar do home office - é simplesmente incrível! E o que mais gosto são as muitas oportunidades para se desenvolver e crescer", afirma.
"Falo que a Printi simplesmente representa possibilidades! Conheço alguns designers que trabalham revendendo nossos produtos, gerando renda extra, ou que usam para expor trabalhos artísticos, como fotografias e ilustrações. Por isso quando menciono 'possibilidades' me refiro a centenas delas, simplesmente a possibilidade de mudar a vida das pessoas", conclui o profissional.
Publicado em 18/04/2024