Blog

Entrevista com MongeHan + História especial dia dos avós [Curadoria de Projetos de Design] #27

Alt Text

MongeHan

Publicado em 18/04/2024

Equipe Printi

O personagem do artista MongeHan, Monjinho em uma de suas tirinhas com boné e mochila e sua Mãe ao fundo.
Entrevista com MongeHan + História especial dia dos avós| Imagem: @mongehan

Em 26 de Julho é comemorado o Dia dos Avós. Celebrar esta data especial é celebrar essas figuras que têm um papel importante em nossa história. Nossa forma Printi de festejar o dia é compartilhando o trabalho de um ilustrador e quadrinista incrível - Eric Han Schneider, também conhecido como MongeHan - que transformou uma linda história em obra de arte. Conheça um pouco dele e, por fim, a história de amor por trás do quadro.

Ilustrador e Quadrinista

Foto do artista Eric Han Schneider, também conhecido como MongeHan
Eric Han Schneider, também conhecido como MongeHan | Imagem: @mongehan

Eric Han Schneider, conhecido artisticamente como MongeHan, 31 anos, nasceu em Manaus - AM, mas foi criado no Rio de Janeiro.  É formado em Design Gráfico pela UFPR e por isso estudou e morou por um tempo na cidade de Curitiba/PR. Trabalhou por 4 anos como Tatuador, mas foi a ilustração que ganhou o seu coração.

“Para mim, o design foi uma ótima área de estudo. Hoje em dia eu não trabalho diretamente com design, eu trabalho mais com ilustração. Foi um curso formador, pois foi onde eu pude aprender diversas coisas que me ajudaram no meu trabalho. Por isso, se hoje faço meu próprio portfólio, minha própria identidade visual, o meu próprio cartão de visita, é por conta do Design. Apesar de não trabalhar com isso para outras pessoas, são ferramentas que o curso de design me deu.” explica.

Quadrinho do artista MongeHan com o tema medo. Texto da imagem: "O medo é um portal que você tem que atravessar, coragem é isso (não a ausência do medo), é um salto de fé. Então vai. Você tem que ir."
Ilustrador e quadrinista independente | Imagem: @mongehan

Eric atualmente trabalha como ilustrador e quadrinista independente, são das tirinhas e quadrinhos que posta na internet que vem a maior parte do seu público. Além disso, o artista produz, faz o lançamento e vende esses quadrinhos e tirinhas em feiras como a CCXP e outras feiras de impresso que acontecem pelo Brasil.

A Importância em se sentir parte de um movimento

Personagem inspirado no próprio artista, o Monjinho.
mangás e animes já foram inspiração para meus quadrinhos | Imagem: @mongehan

"Sentir que eu pertenço a um tipo de cena, ou de um movimento maior do que eu, é o que me fortalece como artista" conta Eric.

Suas maiores inspirações vêm de artistas contemporâneos. Como colegas de profissão da área de design, ilustração, quadrinhos, ou músicos e escritores que vieram antes dele. Eric cita Shaun Tan, ilustrador australiano, como sua maior referência.

"Os quadrinhos japoneses também me inspiram demais e foram eles que me colocaram para ser artista. Por vezes, Mangás e animes já foram inspiração para meus quadrinhos. A Própria Laerte, cartunista e chargista brasileira me inspira demais, tenho muitas e muitas inspirações que demorariam muito para serem listadas.”

O Impacto da arte na vida das pessoas

Quadrinho do artista MongeHan com o tema tristeza. Texto da imagem: "Você não é uma pessoa triste, você só tá assim agora. Isso não te define! Todos os sentimentos são um momento, deixa eles passarem através de você"
A arte como uma forma de transformar a vida das pessoas | Imagem: @mongehan

Por que não utilizar a arte como uma forma de transformar a vida das pessoas? Esta foi uma das questões de Eric quando começou a produzir seus quadrinhos, foram neles que ele encontrou uma forma de expor seus sentimentos e com isso, reverberaram em seu público e o fizeram entender que as experiências não são somente nossas, são experiências coletivas.

“Igualmente, sem saber, enfrentamos muitas coisas parecidas. São muitos embates e bloqueios mentais, traumas geracionais que achamos que é algo só nosso e que temos que vivê-los sozinhos, só que na verdade, está todo mundo passando por isso junto. E isso é algo que me fortalece demais e eu senti que foi quando eu mais toquei as pessoas.” completa.

Muito mais do que uma arte, uma história contada

Resolvemos contar a história incrível por trás de um dos quadros produzidos por Eric Han e impressos aqui no Decora Printi. Conheça a história de Regina Hirata, que presenteou seu marido, Bruno Bortoloto, com um quadro muito importante para ele: o de sua avó, Dona Célia.

Como a Regina conheceu o trabalho do MongeHan

Regina Hirata e seu marido, Bruno Bortoloto
Regina resolveu presentear seu marido, Bruno, com algo especial | Imagem: @bortbruno

O Eric possui um canal de broadcasting na Twitch que é basicamente um coworking onde diversas pessoas trabalham juntas. “A ideia é  seguirmos a técnica Pomodoro, onde se trabalha por 30 minutos e descansar por 10 minutos.” Foi com esse espaço durante o período de pandemia e home office que ele trouxe um acolhimento importante para a saúde mental de seu público. No início foram reunidos espectadores com problemas advindos do home office e de tantas complicações dos últimos tempos, em um espaço de produtividade sem o viés pesado das cobranças corporativas.

Com isso, o artista promoveu recentemente um sorteio de duas Comissions para quem o acompanhava em seu canal na Twitch e Regina foi a ganhadora. Foi aí que Eric teve contato com a história emocionante de Bruno. “Foi ela quem ganhou o sorteio, e eu a perguntei o que seria desenhado. Ela me disse que seria um presente de aniversário para o marido. Após isso, me contou que ele perdeu a avó a uns anos atrás e tinha fotos lindas deles dois juntos.” conta o artista.

A História por trás da arte

Dona Célia, avó paterna de Bruno, que faleceu em 2018, foi uma pessoa muito importante em sua vida. Pois, era ela quem sempre cuidava dele enquanto menino e adolescente, para que os pais trabalhassem. Além disso, ele sempre comemorava seu aniversário com ela, já que a diferença entre as datas era de 1 semana.

Bruno Bortoloto e sua avó, Dona Célia, que foi a inspiração para a tela.
Dona Célia, avó paterna de Bruno, que faleceu em 2018 | Imagem: @bortbruno

“Foi muito emocionante desenhar sabendo que ia ser um presente especial para ele no seu aniversário que também seria de sua avó. Porque eu também perdi minha avó - e tenho até um quadrinho sobre isso que se chama HiMani -, é muito bonito fazer tudo isso e impactar as pessoas fazendo uma coisa que vai ser guardada com tanto carinho” nos conta Eric.

Porém, a arte ficou pronta muito em cima da hora, e o aniversário dele seria no sábado. Regina conseguiu baixar a imagem do ilustrador somente na segunda-feira. Ela nos conta que já utilizou o serviços da Printi profissionalmente por conta da facilidade de orçamento online e modalidade de entrega expressa. Ela já realizou conosco: folders, banners e cartazes de evento, entre outras coisas.

Como essa história chegou até a Printi

A Tela com ilustração de MongeHan e impressão Printi
Uma forma de imprimir que combinasse com o presente e que resolvesse o meu prazo curtíssimo | Imagem: @bortbruno

Foi por conta do relacionamento de longa data da Regina conosco que a história de Bruno e de Dona Célia chegou até a Printi! “A Princípio, comecei com uma promoção há muitos anos, que a Printi ofereceu centenas de cartões de visitas gratuitamente, somente com o custo de frete. Logo depois, fiz uma caneta personalizada para minha mãe, que trabalha na área médica - até hoje ela carrega essa caneta, e faz mais de 7 anos que a presenteei com o produto” completa.

“Procurei uma forma de imprimir que combinasse com o presente e que resolvesse o meu prazo curtíssimo. Nunca tinha comprado esse produto, mas as informações sobre o item estão claras e diretas. Fiquei com medo apenas pela questão de que só tinha o arquivo PNG que o ilustrador me entregou, e no site pedia o PDF. Sobretudo, não atuo mais na área e não teria como converter o arquivo, mas tentei colocar no sistema e funcionou, o que é ótimo, pois não teria como fazer o PDF naquela hora.” conclui Regina.

É desde 2018 que a semana antecedente ao aniversário de Bruno ficou mais vazia, mas foi com esse presente mais do que especial que Regina, com os traços de MongeHan, devolveram o sorriso de Bruno em uma data muito especial!

Conheça o Decora Printi e faça você mesmo! Você pode enquadrar histórias, momentos especiais ou até mesmo decorar sua casa.

Quer conhecer mais sobre o trabalho do Eric? Acesse o perfil do ilustrador e veja registros incríveis. Ah! Aproveite para conferir o Decora Printi.

Publicado em 18/04/2024

Equipe Printi

© 2024 - Printi - CNPJ 13.555.994/0001-54