Blog

Estudo da IKEA revela novo conceito de lar

Alt Text

Family watching video / movie on smartphone and having fun at home

Publicado em 18/04/2024

Equipe Printi

Como transformar sua casa em um lar | Imagem: iStock

Você percebeu que sua relação com sua casa mudou? Entre tantas situações, ela foi o lugar em que você se reinventou, se permitiu e fez acontecer. Mas o que você não deve ter notado, foi que através dessas ocasiões se construiu um novo conceito de "lar".

Essa conclusão teve como base um estudo do IKEA, que, detalhadamente, especificou a ressignificação do termo.

O que é IKEA?

IKEA | Imagem: iStock

IKEA (Ingvar Kamprad Elmtaryd Agunnaryd) é uma empresa produtora de móveis de baixo custo com designs elaborados.

De origem sueca, carrega na nomeação o peso de três significados distintos: as duas primeiras referências - Ingvar Kamprad - fazem menção ao nome do idealizador e proprietário; A terceira - Elmtaryd - reforça o nome da família; E a quarta - Agunnaryd - representa a aldeia onde foi criado.

Frequentemente, a IKEA conversa com pessoas do mundo todo para entender a relação com suas casas, sempre levando em consideração o que mudou a perspectiva, quais tendências são apresentadas e elementos que fazem uma casa se transformar em lar.

Homecoming

A volta para casa | Imagem: iStock

O substantivo em inglês homecoming pode ser traduzido como “a volta para casa depois de um tempo longe” - trazendo para o nosso contexto, é o que começamos a viver em março de 2020.

Mas o fato é que no último ano fomos convocados a ficar em casa, e por que não aproveitar? É uma oportunidade de transformar nosso lar - com a ajuda da IKEA pode ser ainda melhor!

Tempo, espaço e natureza

O impacto da redescoberta | Imagem: IKEA

Diferente dos resultados de outros anos, a IKEA apontou que 78% dos entrevistados consideraram suas casas como santuários durante a quarentena.

Dessa forma, enxergamos a atribuição dos fatores tempo, espaço e natureza ao que antes carregava apenas o valor de abrigo noturno.

O tempo e espaço estão interligados, reforçando o reconhecimento das partes da casa que faz com que as pessoas associem algo que antes não era percebido como, por exemplo, as possibilidades de explorar cada cômodo. Já a natureza se relaciona com as emoções despertadas durante o processo de redescoberta do lar.

Inspire-se

Recentemente, o IKEA disponibilizou o "Catálogo 2021" para te inspirar e transformar sua decoração. São conteúdos exclusivos organizados por seções. Para acessá-lo, clique aqui.

Além disso, a empresa também fornece um repertório de ideias para te auxiliar durante o processo de ressignificação do seu lar.

Separamos alguns dos projetos, aproveite!

Programa Casa Feliz | Imagem: IKEA
A iluminação faz toda diferença | Imagem: IKEA
A melhor hora pode fica ainda mais especial | Imagem: IKEA
Destaque os acessórios | Imagem: IKEA

Para mais dicas, conheça o E-book do Decora Printi com todos os detalhes de uma decoração personalizada.

Fonte: Bits to Brands

Publicado em 18/04/2024

Equipe Printi

© 2024 - Printi - CNPJ 13.555.994/0001-54