Eureka! [Entrevista com Daniel Moral, CEO da empresa de Coworking]

Você sabe o que é “Eureka“? A palavra significa “descobri” em grego e tem tudo a ver com a Eureka Coworking – uma grande descoberta nesse ramo de negócio já que a inovação de modelos de negócio e oferta de soluções visionárias fazem parte do DNA da empresa.

Eureka!

Lâmpadas simbólicas
A criatividade está aí | Imagem: iStock

Antes, uma pílula de conhecimento: O matemático e inventor do século XIX Arquimedes é conhecido como o homem que popularizou o termo “Eureka” na banheira quando tentava resolver um mistério sobre a coroa de ouro do rei. Quando percebeu que podia medir a densidade num recipiente com água, ficou tão entusiasmado que, diz a lenda, correu nu pelas ruas de Siracusa gritando “Eureka“, que em grego significa “descobri“.

Agora vamos à entrevista que fizemos com Daniel Moral, CEO da Eureka.

O que é um coworking?

Coworking é um espaço onde várias empresas e pessoas trabalham ao mesmo tempo, sem necessariamente terem vínculo umas com as outras. Porém, além das despesas, e do ambiente, ele proporciona a divisão de ideias, experiências e uma ótima possibilidade de networking.

Coworking | Imagem: iStock

O mapeamento e distribuição dos colaboradores de diversos clientes do coworking de maneira eficiente é um grande desafio para a Eureka e seus clientes.

Na Eureka, o público é bem diverso – desde o profissional liberal até empresas listadas na bolsa de valores. Moral explicou que isso faz com que o mapeamento e distribuição dos colaboradores de diversos clientes seja um desafio.

Surgimento da Eureka

A Eureka surgiu em 2014 numa garagem, ao melhor estilo do Vale do Silício. “A Fanny, minha esposa e sócia, e eu, deixamos nossa carreira em um grande banco e resolvemos acreditar em nossos projetos e realizar algo que tivesse propósito para nós”, conta o CEO.

Eureka | Imagem: Reprodução Instagram

Neste momento eles haviam montado o primeiro projeto, o Bike Tour SP que realiza passeios culturais na cidade gratuitamente. Mas a iniciativa não tinha um escritório físico e pensaram “por que não abrir nosso espaço para outras iniciativas?”

Assim surgiu a Eureka Coworking. “Em pouco tempo a garagem ficou pequena e ocupamos a casa inteira, a casa ao lado e expandimos para outros bairros, cidades e agora na Europa!”, diz entusiasmado.

Cenário de pandemia

Compartilhamento não é a palavra mais bem vista atualmente no mundo por conta do cenário de pandemia que tem seu risco de contágio aumentado com encontros de pessoas. O home office, por exemplo, foi uma das primeiras medidas a serem tomadas para frear o contágio pela Covid-19. Foi preciso se reinventar.

“Durante este período em quarentena, revisitamos processos e estudamos muito sobre como seria a retomada e o que precisaríamos fazer para garantir um ambiente seguro de trabalho”, conta Moral.

Segurança

Trabalhando com segurança | Imagem: iStock

Deste estudo saiu o selo Safe Place To Work – iniciativa compartilhada com a empresa IT’S Informov e lançaram para auxiliar todas as empresas na retomada. “Ainda durante este período, nos unimos a SAP e a Intel para desenvolver um desafio de programação com o mesmo objetivo, trazer ferramentas para ajudar no retorno aos espaços e também no trabalho remoto”, explica. O projeto foi tão bacana que teve até exposição na Forbes Americana.

“Desenhamos durante este período um novo formato de trabalho, que chamamos de escritório híbrido. É um modelo onde o trabalho presencial se alterna com o remoto. Possibilitando uma maior flexibilidade para as empresas e redução de custo, pois podemos oferecer menos espaço para uma maior quantidade de pessoas”, conta.

“Por meio do selo da Safe Place to Work, implantamos diversos protocolos, como adequação em circulação, dispensers de álcool gel, totens de aferição de temperatura, cartilhas comportamentais, entre outras ações. Um tópico que tratamos bastante é sobre a saúde mental também. Fornecemos bastante material sobre o tema para auxiliar as pessoas neste momento delicado que estamos passando”, esclarece o CEO.

Mudança de planos

“Antes da pandemia estávamos em expansão rápida e fomos obrigados a paralisar. O nosso maior desafio hoje é retomar a expansão de uma forma segura para os nossos membros e continuar evoluindo no formato que desenhamos de escritório híbrido, formato que mistura o trabalho presencial e o remoto”.

Uma das ideias inovadoras que colaboraram com o cenário foi a criação do virtual office. Mas o que é isso?

“Ele é um formato onde disponibilizamos os nossos serviços profissionais, como: recepcionistas, atendimento telefônico personalizado, gestão de correspondência, sem que a pessoa esteja fisicamente no espaço. É um modo dos pequenos empresários profissionalizarem o seu negócio e continuarem trabalhando remotamente”.

Dicas para inovação

O CEO da Eureka ainda deu algumas dicas sobre inovação para projetos que empreendedores possam desenvolver.

“Antes de investir em grandes ideias ou desenvolvimento de produtos robustos, teste. É criar um produto rápido que você consiga oferecer ao público que você imaginou e testar a aceitação. Pedir feedback deste cliente e seguir para as alterações necessárias. Vejo isto como o principal ponto de sucesso ou fracasso dos novos negócios. Deste modo você será muito mais assertivo no desenho deste negócio”, expõe.

Eureka e Printi

“A Printi sempre foi um modelo para nós de processos ágeis e digitais. Uma grande inovação para um mercado que há pouco tempo era 100% offline. Temos grandes expectativas com a parceria pois acredito que a Printi traz soluções práticas e rápidas para os empreendedores tirarem as ideias do papel de uma forma profissional”, diz Moral. “Temos muito no que agregar e tornar este ecossistema empreendedor cada vez mais inovador e disruptivo”, completa.

Clientes da Eureka possuem desconto de 10% em diversos produtos personalizados. Para aproveitar o desconto, basta utilizar o voucher fornecido nas compras feitas pelo site da Printi, onde também é possível obter suporte e acesso aos recursos de personalização.

Etiquetas

Julia Viana

Editora do Blog da Printi, uma jornalista que encarou um novo papel para falar de mundo gráfico e inovação - sem nunca deixar a criatividade e os assuntos mais comentados do momento de lado.
Botão Voltar ao topo
Fechar
Fechar