Ideias para negócios

[Histórias de Clientes] #3: Kanri, startup especializada em gestão de carreira médica

Cuide da sua carreira médica | Imagem: iStock

No episódio de hoje da série “Histórias de Clientes”, você vai conhecer um negócio um pouco diferente de tudo o que já viu. A história do Renato Ayoama, fundador da startup especializada em gestão de carreira médica Kanri, fala muito sobre força de vontade e superação. Ele cursa a graduação em Medicina na USP (Universidade de São Paulo) e ainda dedica uma parte do tempo ao empreendedorismo com o objetivo de levar muito sucesso à jornada profissional de médicos. Sua fonte de inspiração está aqui!

Kanri

Conheça a Kanri | Imagem: Acervo pessoal

A paixão pelo empreendedorismo surgiu na vida do Renato durante a graduação de Medicina, através da participação em uma competição de empreendedorismo universitário – um Hackaton da Universidade de São Paulo/ USP. “Comecei a enxergar a prática empreendedora como uma real possibilidade de carreira. Estudei muito, participei de programas de incubação e aceleração de empresas startup. Hoje sinto que tenho as habilidades necessárias para promover o desenvolvimento da empresa, mas ainda assim sigo ampliando minhas perspectivas nesse universo tão vasto”, diz.

Já a ideia da Kanri veio durante conversas com professores da Universidade, já que, de acordo com o Renato, muitos deles mencionavam a dificuldade de estabilização na carreira médica, dado o aumento da concorrência no mercado nos últimos anos e a ausência do ensino de estratégias de entrada nesse mercado durante a graduação médica. “Percebi então que grande parte dos médicos formados tinham dificuldades em encontrar consultórios adequados para o início da carreira, saber como realizar a divulgação assertiva da imagem, entender os melhores modelos tributários e até mesmo descobrir qual o valor mais adequado para uma consulta ou procedimento”, relembra. A propósito, é aí que aparece a expressão Kanri, que significa “gestão” de acordo com a cultura japonesa da qual o Renato Ayoama é descendente.

Superando obstáculos

Tenha resultados em sua carreira | Imagem: iStock

O ano de 2021 foi muito bom para a Kanri, que se mostrou uma grande potência. “Nesses últimos meses aconteceu a captação e fidelização dos primeiros clientes, bem como o estreitamento das relações com as empresas parceiras que proporcionaram uma maior organização ao nosso modelo de negócio”, relata o fundador. Mas tudo isso não acontece de forma tão linear quanto parece, e até hoje existem obstáculos. “O maior desafio é mostrar aos médicos a importância de um plano de carreira bem estruturado, afinal a maioria deles é profissional autônomo. Por outro lado, posso dizer que a paixão pelo empreendedorismo me auxilia a ter mais paciência e resiliência para enfrentar situações no dia a dia. Acredito que são duas características importantes para todos, sobretudo para manutenção da saúde mental”, pontua.

Apesar de qualquer dificuldade, os resultados são reconhecidos e formam um catálogo de muita qualidade. “Como já mencionei, nosso plano contempla a definição de estratégias assertivas de divulgação de imagem, um espaço de atendimento e o modelo tributário mais adequado para o momento da carreira. Além disso, oferecemos assessoria em seguros e ferramentas de prontuário digital e telemedicina. Todos os serviços são realizados em parceria com grandes empresas do mercado como a própria Printi“, descreve o empreendedor.

Planejamento e mudanças

Analise e perceba mudanças | Imagem: iStock

Você já sabe que empreender é um processo que exige planejamento, mas perceba que isso não deve limitar as mudanças, pois muitas vezes são necessárias. “Um dos termos mais importantes do dicionário do empreendedor é ‘pivotar’, que representa a atenção em relação às mudanças necessárias para o sucesso do negócio. Num primeiro momento, a Kanri estava focada somente em definir uma metodologia de precificação de consultas e procedimentos dos médicos. Contudo, descobrimos que o valor cobrado era somente ‘a ponta do iceberg'”, conta. “Na verdade, os médicos precisavam entender e demonstrar seus diferenciais, proporcionando uma experiência única aos seus pacientes. E um profissional só consegue evoluir e demonstrar seu valor de forma plena quando encontra sua própria carreira planejada e organizada“, garante o profissional.

#PrintiLover

Produtos Kanri | Imagem: Acervo pessoal

A Printi surgiu para a Kanri no período de fundação da empresa, em um momento que enfrentavam algumas dificuldades. “O orçamento disponível era apertado, mas ainda assim sabíamos da necessidade de investir na divulgação dos nossos serviços. Dessa forma, decidimos apostar na Printi como provedora dos nossos artigos de papelaria e comunicação visual. Houve um certo receio devido ao desconhecimento em relação ao universo das gráficas, mas o resultado foi o melhor possível. Nossos clientes elogiam muito a identidade visual que criamos na empresa!”, comenta Renato entusiasmado.

Até o momento, a Kanri tem realizado investimentos nos campos de papelaria, catálogos e artigos de comunicação visual, sempre antenados nos novos lançamentos da e Printi e com planos futuros de realizar investimentos em brindes e itens decorativos. “Me senti acolhido pela Printi desde as primeiras interações no site, passando pela solução de dúvidas junto ao suporte e entrega dos produtos. O modo como fui guiado pela plataforma, o atendimento proporcionado e a perfeição dos produtos entregues foram realmente encantadores. Esses motivos me tornaram fã da Printi”, afirma o estudante de medicina. “Conhecer a Printi me trouxe várias compreensões, mas a principal mudança está relacionada ao meu entendimento sobre marketing. As informações disponibilizadas no Blog da Printi me auxiliaram muito na estruturação das estratégias de marketing a serem seguidas na Kanri e realização de investimentos mais assertivos para captação e fidelização de clientes“, conclui.

O empreendedor deve se apaixonar pela reinvenção e pela inovação. As grandes empresas do mercado estão constantemente se readaptando, sempre aprendendo com os feedbacks dos clientes e buscando demonstrar valor da maneira mais assertiva possível. A resiliência também é uma característica essencial ao empreendedor. Entender que a criação e desenvolvimento de uma empresa não é uma tarefa fácil e que a “pivotagem” é uma ferramenta importante nesse processo, auxiliarão muito na sua caminhada de empreendedor rumo ao sucesso!“.

Renato Ayoama

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Maryene Oliveira

Apaixonada pelo mundo da comunicação, uma futura radialista movida por dança, literatura, desafios e ideias mirabolantes.
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