[Histórias de Clientes] #8: conheça a Cotta Studio, empresa que reforça a beleza do design simples e minimalista
Publicado em 18/04/2024
Equipe Printi
Fundadora e gestora da marca Cotta Studio, Samara Galvão - carinhosamente chamada de Sam - tem 24 anos e é natural de Salto, interior de São Paulo. Formada em Design Gráfico, a empreendedora tem um grande interesse por todo tipo de trabalhos manuais, papelaria e embalagens, plantas e cuidados pessoais, como skincare e homecare. E, claro, essas paixões influenciam completamente sua abordagem no empreendedorismo.
Leia o artigo completo e inspire nessa história que conta com muita criatividade, minimalismo e cuidado. <3
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O verdadeiro significado de empreender
O empreendedorismo me proporciona essa liberdade e a chance de construir algo único e significativo para mim.
Samara Galvão
A Sam decidiu entrar no universo do empreendedorismo porque sempre teve o desejo de ter um negócio próprio, em que pudesse colocar em prática todas as suas ideias e dedicar-se totalmente a elas. "Ao longo dos anos, trabalhando em diversos setores do mercado de trabalho, percebi que não encontrava a satisfação plena que buscava. Queria ter a oportunidade de ser recompensada pelo meu esforço e ver diretamente os resultados do meu trabalho", introduz.
E assim nasceu a Cotta Studio, como um fruto da paixão pelo design simples e minimalista, inspirada pela natureza com todas suas texturas e cores. "Nosso objetivo é oferecer elegância e sofisticação através desse estilo minimalista, sem perder a simplicidade", descreve.
Ainda com a ideia em mente, a Sam contou com apoio do Kawã, seu esposo, durante todo o processo, que hoje atua como um diretor criativo para a marca. "Adotamos a abordagem de curadoria, selecionando com cuidado uma variedade de produtos de diferentes segmentos. Dessa forma, proporcionamos às pessoas que se identificam com a estética da Cotta Studio a conveniência de encontrar em um único lugar diversos produtos que se complementam e harmonizam entre si", relembra a empreendedora.
Cotta Studio & Printi
Sou perfeccionista e prezo pela qualidade e cores precisas da minha marca, e a Printi atendeu a todas as minhas expectativas. Recomendo muito!
Samara Galvão
Foi através das redes sociais que a designer e empreendedora conheceu a Printi, por meio de marcas conhecidas que divulgavam os produtos. "Pude contar com a Printi para produzir todos os detalhes do meu unboxing, que sempre foi um ponto que tive muito cuidado já que amo papelaria e embalagens", afirma. "O que realmente fez a diferença foi poder produzir tudo em um único lugar, com qualidade excepcional dos produtos, tanto em termos de impressão como de acabamento e tudo isso com uma entrega muito rápida", detalha. Sendo assim, com adesivo externo para a caixa, cartão postal, etiquetas, adesivos e rótulos transparentes, a Cotta Studio torna seu unboxing ainda mais impactante.
"Além disso, a Printi disponibiliza gabaritos e diversos artigos que ajudam a compreender questões complexas relacionadas a impressões, que me guiaram em todo o processo de criação dos materiais", conclui.
"Sempre fomos muito bem atendidos pelo suporte. E nas redes sociais já nos sentimos close friends, sempre que postamos algo com a Printi recebemos uma atenção, uma curtida e até emojis de coração, então, tem todo esse lado humano da marca. E agora, esse convite especial, que lacrou (com adesivos Printi :B) a nossa relação", ressalta Sam.
Confira um pouco do resultado dessa parceria incrível:
1. Unboxing experience
2. Papelaria e rótulos
Experiências inesquecíveis
A equipe Cotta Studio proporciona aos clientes uma seleção de produtos com um mesmo estilo em um único lugar. A ideia é que ao escolher a Cotta, eles não precisem vasculhar diversas lojas com estilos genéricos para encontrar uma única peça que se encaixe em seu gosto. "Nós cuidamos desse trabalho de seleção. Valorizamos muito a experiência do cliente. Não se trata apenas de enviar uma caixa com um produto, mas sim oferecer uma experiência completa de unboxing. Cada detalhe é pensado, desde as embalagens até o aroma, para proporcionar uma sensação única e encantadora ao abrir o pacote. Queremos que nossos clientes sintam o cuidado da marca e apreciem cada momento da compra", comenta Sam.
Até chegar aqui, também houveram dias difíceis. "Uma das maiores dificuldades que enfrentamos foi logo no início. Tínhamos as ideias, e todo o conceito definido, mas não sabíamos por onde começar", diz. Para superar essa dificuldade, Sam e Kawã passaram a se dedicar integralmente à loja, acordavam e dormiam pensando na Cotta. "Decidimos tentar um sistema de organização chamado Kanban, dividindo as tarefas em três categorias: a fazer, em progresso e concluídas. Isso nos ajudou a visualizar e ordenar todas as tarefas, atribuindo responsáveis por cada item", relata.
Com a aplicação desse método, finalmente conseguiram se organizar melhor e avançar passo a passo, até concluir todas as tarefas necessárias para inaugurar a loja. "No começo, parecia uma tarefa impossível, com muitos detalhes para lidar e quase impossível de finalizar, mas olhando para trás, percebemos que não só conseguimos, mas fizemos um trabalho que nos enche de orgulho", reflete Sam.
Planejamento de conteúdo
Ver o feed da Cotta Studio traz uma sensação de paz e harmonia inexplicável, por isso, fizemos questão de entender um pouco do processo do planejamento de conteúdo - não deixe de anotar as dicas! "O planejamento de conteúdo para a Cotta, seja para comunicação ou para o lançamento de novos produtos, é sempre um processo que envolve muita criatividade e pesquisa. Um passo importante nesse processo é a coleta de referências, e utilizamos plataformas como o Pinterest para encontrar inspirações e dar forma às ideias que surgem inicialmente na nossa mente", explica Sam.
Já quando se trata dos produtos, eles realizam pesquisas de mercado para identificar tendências e demandas dos clientes. "Buscamos também fornecedores que possam oferecer os materiais e recursos necessários para concretizar nossas ideias e criar produtos alinhados com o estilo e conceito da Cotta", acrescenta.
Confie no seu processo!
"Muitas vezes nos inspiramos em pessoas e marcas, mas acabamos vendo apenas a parte bonita do processo, e isso traz a falsa sensação de que só nós temos dificuldades. Mas a realidade é que as dificuldades existem para todos, até para aqueles que são nossas maiores referências. Então, não deixe que essa comparação te impeça de dar um passo rumo ao seu objetivo. Mostre que se importa com seu público, faça tudo com paixão, dedicação e perfeição, e quando menos esperar, você será a inspiração de outras pessoas que estarão passando pelo mesmo processo que você também teve que passar.
Confie no processo e principalmente no seu trabalho. A confiança que você deposita em seu trabalho será o reflexo da confiança dos seus clientes."
Publicado em 18/04/2024