A influência das cores em panfletos vendedores
Sabemos que, diante das cores, reagimos de forma mais emocional do que racional, despertando sensações e estímulos. Profissionais de propaganda abusam de suas tonalidades a fim de atrair a atenção e influenciar a ação do consumidor. Ao desenvolver a arte do seu panfleto, utilize as cores para potencializar resultados, não permitindo que seu gosto pessoal interfira nessa decisão. Tenha como base princípios, combinações e a formação das cores.
pg-inicial
Publicado em 18/04/2024
Equipe Printi
Sabemos que, diante das cores, reagimos de forma mais emocional do que racional, despertando sensações e estímulos. Profissionais de propaganda abusam de suas tonalidades a fim de atrair a atenção e influenciar a ação do consumidor.
Ao desenvolver a arte do seu panfleto, utilize as cores para potencializar resultados, não permitindo que seu gosto pessoal interfira nessa decisão. Tenha como base princípios, combinações e a formação das cores.
A formação das cores
A cor é uma sensação que a luz exerce sobre os olhos quando um objeto é iluminado.
Na indústria gráfica, o sistema utilizado é o CMYK - Ciano, Magenta, Amarelo e Preto, onde a cor é determinada por pigmentos e definida de acordo com a quantidade de cada tonalidade.
Certifique-se de que sua arte foi desenvolvida de acordo com esse sistema. Desta forma, você evita alterações indesejadas de cores durante a impressão do seu panfleto.
O princípio das cores
O princípio básico das cores pode ser definido como frias e quentes. As cores frias são calmantes enquanto as quentes são excitantes.
O principio das cores: cores frias
O principio das cores: cores quentes
O amarelo, devido a sua vivacidade, é uma das cores que mais atraem a atenção. Porém, se utiliza em excesso, causa fadiga ocular e, consequentemente, o descarte do material. Seus tons podem ser facilmente combinados com cores escuras, mas devem ser evitados em textos, principalmente se pequenos. Psicologicamente esta cor é associada com o sol e evoca sentimento de alegria. Vermelho é uma cor forte, excelente para chamar atenção, já que somos naturalmente atraídos por ela. Use-a em informações importantes e que merecem destaque, de forma que o leitor não a perca. O vermelho é uma cor que provoca excitação. O laranja é a combinação das duas cores mais atraentes. É uma cor associada ao outono e a alimentos, além de motivadora. Apesar de suas características, é utilizada com menor frequência por designers por ser mais difícil de incorporá-la de forma estética. O verde é uma cor que exige atenção e deve ser utilizada para alto contraste, atraindo o leitor para uma informação importante. Tenha cuidado ao usar o verde em um texto, pois pode dificultar a leitura. Embora a maioria das pessoas a associem a natureza, o verde simboliza diversão e novidade. O preto comunica com facilidade e deve ser utilizado, principalmente, para textos. Fontes pretas e grossas destacam o título e chama a atenção. Esta cor deve ser considerada como um coringa e pode ser facilmente incorporada em qualquer arte, pois contrasta facilmente com as demais cores e é esteticamente agradável. Psicologicamente, simboliza o poder e elegância. As combinações das cores Além de conhecer a formação e significado das cores, é preciso saber combiná-las de forma adequada para que a arte fique harmoniosa e agradável. O círculo cromático é um instrumento facilitador, uma vez que é composto por uma paleta de cores e indica as combinações ideais. Lembre-se que tais combinações e significados devem ser utilizados apenas como referência e orientação. É imprescindível analisar caso a caso e manter o bom senso. Utilize a influência das cores para persuadir o consumidor a uma ação e seja ousado.Publicado em 18/04/2024