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Instagram de forma estratégica: o que você precisa saber para ter uma conta de sucesso

Publicado em 18/04/2024

Equipe Printi

Tenha uma conta de sucesso | Imagem: Shutterstock

Você conhece e sabe utilizar todas as ferramentas que o Instagram oferece? As possibilidades são infinitas, por isso, é importante reconhecer a finalidade por trás de cada uma das funcionalidades disponibilizadas. Em paralelo, também é necessário que você saiba expressar a sua identidade de forma correta para extrair todos os benefícios que essa rede social pode te propor. No conteúdo de hoje, confira tudo que você precisa saber para ter uma conta de sucesso!

Quais são e como usar cada uma das ferramentas do Instagram

Aprenda a utilizar as ferramentas do Instagram | Imagem: Shutterstock

Todas as funcionalidades do Instagram partem do princípio de desenvolver e manter um relacionamento ativo com sua comunidade. Dessa forma, cada uma das ferramentas apresentam objetivos e alcances diferentes. Entenda cada uma a seguir:

Feed

No seu perfil, o feed te permite eternizar momentos, pois, uma vez publicada a imagem ou o vídeo, o desaparecimento só acontecerá caso você arquive ou exclua. Em home, ele é é formado por posts de contas que você segue. Já em em search, ele distribui o conteúdo de pessoas que não são conectadas a você. Para produzir materiais no feed, é importante ressaltar alguns pontos:

  • Utilize o formato vertical para fotos e vídeos, isso te fará alcançar o maior espaço possível na tela. Por isso, a medida correta a ser utilizada é 4:5 - em pixels, 1080x1350 px;
  • Explore hashtags e localizações, são duas formas simples de abrir as portas para o acesso ao seu conteúdo;
  • O carrossel te permite ampliar as possibilidades de interação com seu post, já que as pessoas terão mais de uma opção para se identificar;
  • Reserve um tempo para responder os comentários ainda dentro das primeiras horas após a postagem do conteúdo, assim você poderá manter uma maior proximidade com seus seguidores.

Stories

O objetivo dos stories é expor uma parte mais intimista do seu cotidiano, considerando que só ficarão visíveis para o público durante 24 horas cronometradas a partir do momento da publicação. Assim, os visualizadores são pessoas que querem te acompanhar no dia a dia e é esse o motivo do afunilamento do público.

Para que você tenha o devido alcance desejado, a interatividade é essencial e deve ser sempre ativa. Existem algumas formas de fazer com que isso aconteça:

  • Solte caixinha de perguntas e não deixe de responder;
  • Use figurinhas como forma de descontrair seu conteúdo;
  • Colha feedbacks e mostre que são importantes;
  • Mencione contas e faça reposts, é um ato de reconhecimento aos seus seguidores;
  • Explore músicas, contagens regressivas e todas as outras ferramentas disponíveis no painel de criação.

Reels

Os famosos reels compõem um lugar para descompressão, um ambiente que busca puramente entreter. Isso significa que dentre todas as outras ferramentas, é que mais apresenta poder de distribuição e, consequentemente, prospecção. Aqui, a criatividade deve rolar solta, mas algumas dicas são importantes para o sucesso do seu conteúdo:

  • Conte histórias em 15, 30 ou 60 segundos;
  • Explore hashtags para aumentar o alcance;

Vídeo

Os vídeos são distribuídos no feed para pessoas que já te seguem. Por isso, apresenta uma narrativa mais longa, o que reflete em um alcance menor, mas capaz de aprofundar a sua relação com o grupo que consumi-lo, pois o tempo assistido poderá estimular uma maior conexão do que os produtos mais curtos podem gerar. Portanto, seguem dicas para potencializar a qualidade dos seus vídeos:

  • Aproveite os primeiros 3 segundos para prender a atenção;
  • Produza conteúdos originais e autorais, assim, além da autenticidade, você não terá problema com as diretrizes do Instagram;
  • Torne seu conteúdo atrativo a partir do uso de recursos audiovisuais;
  • Crie séries com vídeos temáticos e explore hashtags para sinalizações específicas.

Live

Seguindo o padrão dos vídeos, as lives possuem um alcance ainda mais restrito, mas que também te permite estreitar o relacionamento com o grupo de espectadores. Ah! Após o término da live, é possível transformá-la em um vídeo que ficará disponível no seu feed. Confira como incrementar o seu ao vivo:

  • Prepare seu público para a live com apoio de stickers de contagem regressiva, programações etc.
  • Antecipe o assunto/ tema para gerar identificações. Para isso, utilize os stories, feed ou qualquer outro meio que achar interessante;
  • Selos são ótimos suportes;
  • Agora é possível ter mais 3 convidados, ou seja, a live pode ter 4 pessoas ao vivo de forma simultânea.

Novidades da plataforma

Conheça as novidades mais recentes do Instagram | Imagem: Shutterstock

A monotonia passa longe dessa rede social! Constantemente, o Instagram implementa novidades para otimizar cada vez mais processos. As mais recentes são os posts Collab - ou colaborativos -, o SoundSync, o SuperBeat e efeito de letras e as curtidas dos stories.

Collab

O Collab possibilita que você faça posts em colaboração com outras pessoas. Ou seja, a publicação é compartilhada no feed de ambos os perfis envolvidos. Para isso, uma primeira conta faz a publicação e deve aguardar a aprovação da segunda.

SoundSync

O SoundSync promove uma sincronização automática entre músicas e seu clipe de fotos.

SuperBeat e Efeito de Letras

O SuperBeat é um facilitador que te ajuda a aplicar efeito de batida musical nas suas postagens. Já o efeito de Letras mostra a letra da música enquanto o criador de conteúdo pode interpretá-la.

Curtida nos stories

Ao publicar stories - aquelas publicações que ficam disponíveis por 24 horas -, as pessoas tem a opção de curtir, assim como acontece no feed.

Monetização de conteúdo

Está pensando em monetizar seu conteúdo? | Imagem: Shutterstock

A base para o sucesso de qualquer conta é alinhar expressão, público e potencial. A partir daí, você pode começar a monetizar seus conteúdos, mas, para isso é preciso que você seja elegível - confira de você faz parte desse grupo seguindo o caminho configurações> criador/ negócio> ferramentas. Se não conhece a fundo as funcionalidades da conta comercial do Instagram, vale a pena fazer um curso de Instagram para explorar ao máximo essa rede social. E para se manter elegível, siga as diretrizes divulgadas pelo próprio Instagram:

O QUE FAZER

  • Apenas compartilhe conteúdo que você criou e que você tem os direitos de uso;
  • Mantenha uma presença estabelecida para sua conta;
  • Siga os termos do Instagram para fazer e receber pagamentos.

O QUE NÃO FAZER

  • Não se envolva em qualquer comportamento que aumente artificialmente as visualizações ou engajamento;
  • Não poste conteúdo que possa ser considerado falso, enganoso ou sensacionalista;
  • Não compartilhe conteúdo que reduza a qualidade para ser viral.

*Já dentro desse conformes, é preciso obedecer às Diretrizes da Comunidade, cumprir as Políticas de Monetização de conteúdo, residir em um país elegível e desenvolver uma presença estabelecida no Instagram.

Integridade e segurança

As bases para a proteção da sua conta | Imagem: Shutterstock

Quando falamos sobre segurança, estamos nos referindo tanto a sua conta quanto a você, a personalidade por trás dos conteúdos. O Instagram espera que seu consumo na plataforma aconteça de forma consciente, inclusive foi assim que surgiram os gráficos que delimitam o tempo que você gasta de navegação diária. Ou seja, aqui a preocupação começa em manter seu bem-estar físico e mental.

Por outro lado, também é essencial garantir a proteção da sua conta de forma que ela seja blindada contra hackers, infrações e golpes. O Instagram vem implementando medidas de segurança para evitar quaisquer desses problemas, mas você deve seguir algumas orientações:

  • Ative a autenticação de dois fatores;
  • Crie uma senha forte;
  • Atualize seu telefone e e-mail sempre que necessário;
  • Se atente a contas fakes;
  • Verifique se os e-mails enviados pelo Instagram são, de fato, originais;
  • Se preocupe com possíveis atividades de login.

Esse conteúdo foi produzido com base no curso Instagram: um curso completo para arrasar na plataforma! fornecido pela empresa Meta Blueprint. Ele é gratuito e possui uma linguagem extremamente acessível.

Publicado em 18/04/2024

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