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Já peguei o meu Produto andando. E agora, o que eu faço?

Reconheça as fases do seu Produto | Imagem: iStock

Uma parte dos Product Managers do planeta têm como sonho entrar em algum lugar onde o produto está em uma fase bem inicial, ou ainda nem começou, para usar todo o seu leque de técnicas e ferramentas e ver o seu crescimento ao longo do tempo. Porém, como diria Joseph Climber, “a vida é uma caixinha de surpresas”, e nem sempre um Product Manager vai conseguir entrar em algum lugar nesta etapa. Muito pelo contrário! Provavelmente o PM irá pegar algo que já está andando e terá muitos desafios pela frente.

O que o PM que chega nessa situação deveria fazer?

Product Manager | Imagem: iStock

Por mais que se tenha aquela ansiedade inicial, propondo novas funcionalidades e estratégias de growth matadoras, nem sempre haverá tempo, espaço e conhecimento para aplicar tudo isso, afinal, para conhecer o seu Produto de cabo a rabo leva um tempo – e é normal. Por isso, uma das primeiras tarefas que um novo PM deve fazer ao chegar em um lugar novo é: arrumar a sua cama!

Arrumando a sua cama

William H. McRaven é o autor do livro “Arrume sua cama”. Em seu primeiro capítulo- olha o spoiler -, William começa dizendo:

“Se você quer mudar o mundo… Comece arrumando sua cama.”

Ao longo do capítulo, ele descreve sua experiência durante o período em que esteve na academia dos SEAL, nos EUA, e a principal tarefa que ele tirou de lição ao ter que arrumar sua cama impecavelmente: comece seu dia com uma tarefa já realizada!

Comece o dia realizando uma tarefa | Imagem: iStock

Trazendo isso para o universo de Produtos em um contexto em que o produto já está de pé, algumas atividades que compõem a tarefa de “arrumar a sua cama” seriam:

1. Entender o produto

O primeiro grande – e essencial – passo para o PM é entender o que é o seu novo Produto. É nessa parte que o profissional vai conseguir responder:

  • O que, de fato, o meu Produto faz?
  • Quem é o público-alvo que ele atende?
  • Qual o mercado que o meu Produto impacta?
  • Tenho concorrentes? Quem eles são?
  • Quais são as fraquezas do meu Produto?
  • Quais são as forças do meu Produto?
  • O que eu tenho que fazer imediatamente e o que eu tenho que priorizar para o próximo mês/quarter/semestre?

Ferramentas como o Business Model Canvas e o Project Model Canvas ajudam a mapear muito bem esses pontos.

2. Entender o momento atual do produto

Uma vez entendido as questões básicas sobre o produto, o próximo passo é entender o momento atual do seu produto. É nesse momento que o PM assimila se o seu produto está em uma boa ou má fase, respondendo questões como:

  • Meu Produto está indo bem ou está indo mal?
  • O que impacta positivamente o crescimento do meu Produto?
  • O que impacta negativamente o crescimento do meu Produto?
  • Qual o foco atual do meu Produto? Receita? Usuários? Base de Dados?
  • Quais ações que eu tomar agora terá um impacto positivo (ou negativo)?

Além dos Canvas citados na seção anterior, o PM deverá conhecer as métricas atuais do Produto, e, caso não tenha, definir algumas delas para validar as hipóteses – além de ajudar a definir qual prioridade seguir.

3. Entender a cultura do lugar

É importante entender a cultura do local onde se está, pois será ali que o novo PM irá passar os seus próximos dias, convivendo com novas pessoas, novos processos, novas ferramentas. E também porque a cultura da empresa impacta o seu Produto. Além de muita observação e convivência, uma ferramenta para se utilizar são os “Moving Motivators”, do Management 3.0. Pode ser aplicado individualmente, ou em um time como um todo.

Próximas tarefas

Transforme o seu Produto | Imagem: iStock

Uma vez que o Product Manager fez todo o trabalho de “arrumar a sua cama”, além de um greenfield enorme para atuar e poder mostrar para todos o motivo para o qual ele veio, ele terá uma enorme base de conhecimento sobre o Produto e a empresa, e pode utilizá-los a favor para crescer e escalar cada vez mais seu novo Produto.

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