Blog

Montagem de arte: você sabe como contratar o serviço de design da Printi?

Publicado em 18/04/2024

Equipe Printi

Montagem de arte | Imagem: Printi

Buscando acessibilizar sua experiência, existem diferentes caminhos para a realização de uma compra na Printi. Independente de conhecer os softwares e gabaritos, você pode optar por contratar nosso serviço de montagem de arte e receber o seu produto devidamente personalizado. Conheça detalhes desse processo e faça já o seu pedido de forma correta. Ah! Para produzir um conteúdo efetivo, contamos com a parceria do Jackson Fernandes, integrante do time de designers da Printi.

Montagem de arte x Criação de arte

Entenda a diferença entre montagem e criação | Imagem: Shutterstock

Ao contrário do que muitos pensam, existe uma diferença entre montar e criar que é crucial para os nossos designers, como menciona o Jackson. "O nome do nosso serviço em si é 'montagem de arte', não é criação. Criação é quando o cliente contrata uma agência e essa organização desenvolve toda a identidade visual. Já a montagem acontece em cima de um material já existente", define o profissional.

O que a Printi oferece é montagem de arte. "Um suposto cliente já tem o design da marca desenvolvido - podemos citar elementos básicos como logo, mockup, aplicação de cor, de fonte etc. Isso significa que ele tem um documento com todos esses conteúdos, mas quando ele precisar materializar essas artes, será necessário contratar uma gráfica, e é aqui que entra a Printi", exemplifica.

O andamento dos próximos passos exige parceria entre cliente e designer. "Nós receberemos todo o conteúdo dele. Ele irá preencher um briefing e descreverá tudo o que deseja a partir da identidade já existente. Com isso, o time de montagem irá compilar todas as informações e montará a arte", conclui.

O processo de contratação

Serviço de montagem de arte | Imagem: Shutterstock

Você está contratando o serviço de montagem de arte. Isso significa que você terá um designer responsável pela adaptação da sua arte no produto escolhido. Mas, para isso, é preciso se atentar a alguns pontos:

1. Entenda o seu objetivo

O primeiro passo para contratar esse serviço é entender qual o seu objetivo. Lembre-se que montagem de arte é diferente de criação de arte, por isso, se pergunte:

  • Quais produtos irei produzir?
  • Tenho uma identidade visual, incluindo logotipo, paleta de cores e fontes?
  • O conteúdo já foi feito?

2. Leia as regras da montagem de arte

Assim que você decide contratar um designer para fazer a montagem da sua arte, é disponibilizado um breve manual com todas as regras desse serviço. Tire 5 minutos para fazer a leitura do material e entender a explicação de cada tópico. Isso é muito importante para o processo criativo do seu projeto. Confira a reprodução abaixo:

  • Efetue o pagamento e preencha o briefing (formulário) da maneira mais detalhada possível;
  • Envie imagens com a melhor qualidade possível;
  • Textos digitados;
  • Algum modelo de exemplo (se tiver).

Além disso, fique atento às informações abaixo:

  • Nosso designer não fará criação ou edição de logotipos.
  • Não produzimos QR Code.
  • Não trabalhamos com banco de imagens, nem utilizamos sites de busca - portanto, o envio de imagens é de sua responsabilidade;
  • Não fazemos criação e revisão de textos - ou seja, o conteúdo também é de sua responsabilidade;
  • Não fazemos vetorização;
  • Na escala cromia, conhecida como CMYK (a usada na impressão da Printi), pode ocorrer variação de cor - devido ao material, diferença entre sistemas de cor, visualização do monitor ou software de edição escolhido;
  • Cada produto, de acordo com suas configurações, tem um valor diferente de montagem de arte.

Após envio do briefing, o conteúdo enviado será avaliado e em casos de dúvidas, entraremos em contato via e-mail. Em 01 (um) dia útil (com exceção de materiais editoriais, ou seja, livros , catálogos, revistas, calendários e etc.).

São permitidas TRÊS alterações por pedido. A partir de então é gerado um custo adicional de R$ 10 para cada solicitação de alteração.

Lembre-se de preencher o briefing em 10 dias para que seu pedido não seja cancelado.

3. Confiugurações

Embora seja o designer contratado que fará a montagem da sua arte, fica a seu cargo definir as configurações. Ou seja, você deverá especificar o formato, impressão, papel, enobrecimento, extras e etc, afinal, a arte deve ser desenvolvida dentro dos conformes da sua personalização.

4. Faça um briefing completo

Por fim - e extremamente importante -, faça um briefing completo. É essencial que você se atente ao preencher esse documento, pois ele será o responsável por guiar o designer na montagem da sua arte.

Tem alguma dúvida sobre o assunto? Deixe nos comentários!

Publicado em 18/04/2024

Equipe Printi

© 2024 - Printi - CNPJ 13.555.994/0001-54