O guia inteligente para um retorno eficaz em 3 passos
Com grande frequência, empresas de diversos portes trabalham com um orçamento de marketing apertado. Mas é possível evitar algumas armadilhas se o investimento for realizado com sabedoria, por meio de soluções eficazes e de qualidade, com o melhor preço. Isso significa que, ações de grande impacto tem alto valor, mas ações com impactos regionais são possíveis com orçamentos mais acessíveis. Com a qualidade certa, abordagem e distribuição é possível atingir um grande retorno sobre o investimento com impressos promocionais.
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Publicado em 18/04/2024
Equipe Printi
Com grande frequência, empresas de diversos portes trabalham com um orçamento de marketing apertado. Mas é possível evitar algumas armadilhas se o investimento for realizado com sabedoria, por meio de soluções eficazes e de qualidade, com o melhor preço. Isso significa que, ações de grande impacto tem alto valor, mas ações com impactos regionais são possíveis com orçamentos mais acessíveis.
Com a qualidade certa, abordagem e distribuição é possível atingir um grande retorno sobre o investimento com impressos promocionais.
Elaboramos um pequeno guia, bem simples, em apenas três passos, que vai ajudá-lo a definir um orçamento eficaz para este tipo de material.
Passo 1: Compra Inteligente
Para obter o máximo aproveitamento dos seus panfletos, é importante entender o custo de cada peça. Embora possa ser tentador encomendar a quantidade mínima, o custo para produção e/ou distribuição dos impressos fica bem mais barato se solicitado em quantidades maiores. Isso não significa que você deve encomendar quantidades além do necessário, mas uma quantidade considerável, que possa ser utilizada toda de uma vez.
Veja este exemplo, para serviços solicitados com a Printi:
Como é possível observar, ao adquirir quantidades maiores, o valor unitário diminui substancialmente. Quando se trata de um plano de marketing inteligente, com planejamento em longo prazo, a impressão de uma quantidade maior de panfletos, porém racional, pode representar economia e impacto.
Para produtos como catálogos e brochuras, que possuem uma vida útil maior, esta economia pode ser muito mais mensurada.
Passo 2: Distribuição eficaz
A distribuição dos impressos promocionais começa com a sua lista de prospecção e deve ser finalizada na escolha do método de distribuição mais apropriado para os seus materiais.
Dependendo da quantidade de materiais a serem distribuídos, é possível contar com a ajuda gratuita de amigos e familiares ou funcionários. A maneira menos onerosa é por meio da contratação de empresas especializadas, com uma equipe de rua, que distribui para motoristas e pedestres ou diretamente nas residências e/ou empresas.
Uma alternativa é deixar os impressos em estabelecimentos parceiros tanto para retirada espontânea quanto para distribuição no caixa ou em sacolas, por exemplo.
A mesma regra deve ser aplicada para envio de mala direta. Quanto melhor a sua lista, melhor será o retorno, o que significa que a verba destinada a esta ação será menor, porém com um resultado maior.
Existe inúmeras maneiras de distribuir seu material, basta usar a criatividade e os artifícios que o mercado já oferece. O importante é ter certeza de que sua verba de marketing não será consumida quase em sua totalidade na distribuição desses materiais.
Passo 3: Agrupe os itens
Agrupar itens pode ser muito importante para se obter um orçamento real. Para postais, por exemplo, você pode incluir o custo de envio e o custo da criação de arte, caso não a tenha.
Para uma campanha de postais, enviados por meio de mala-direta, supondo que você irá produzir 2.500 unidades, no formato de 10x15 cm, com 4 páginas coloridas e papel couché fosco 250g, com dobra simples.
Você não possui a arte e por isso irá incluir a criação no orçamento.
Na Printi, os valores que você encontra são:
Neste exemplo, você é capaz de imprimir e enviar o seu postal para 2500 clientes potenciais por R$ 0,23, mais os custos de envio. Uma vez que a sua listagem (ou mailing) foi bem desenvolvido e segmentado, você deve esperar uma alta taxa de retorno.
Como você pode ver, usando seu orçamento de marketing de forma adequada, mesmo com um orçamento mais enxuto, você poderá atingir um grande público e obter retorno. Havendo uma abordagem coerente, os impressos promocionais permitem realizar um número maior de ações, atingir um bom público e obter um bom retorno sobre o investimento.
Publicado em 18/04/2024