O impacto dos impressos promocionais no mercado
O mercado dispõe de inúmeras maneiras para uma empresa divulgar-se e expandir-se. Atualmente a publicidade online vem destacando-se velozmente, registrando recordes de investimento em todo o mundo. Porém, apesar das vantagens, os materiais, texturas, cores e imagens de projetos impressos não podem ser substituídos. Além de que, as pessoas não precisam estar constantemente conectadas para a obtenção desses materiais.
Os impressos promocionais
Publicado em 18/04/2024
Equipe Printi
O mercado dispõe de inúmeras maneiras para uma empresa divulgar-se e expandir-se. Atualmente a publicidade online vem destacando-se velozmente, registrando recordes de investimento em todo o mundo. Porém, apesar das vantagens, os materiais, texturas, cores e imagens de projetos impressos não podem ser substituídos. Além de que, as pessoas não precisam estar constantemente conectadas para a obtenção desses materiais.
Com a tecnologia avançada da indústria gráfica, não é fundamental imprimir grande quantidade de exemplares para usufruir dos diferenciais proporcionados por um material impresso de ótima qualidade. Além de existirem inúmeras opções de acabamentos como verniz aplicado, facas especiais, dobras, picotes, valorizando o resultado.
O ideal é que haja um equilíbrio entre material impresso e conteúdo online. Uma empresa que apresenta um site ou propagandas online, mas não possui um folder ou cartão de visita, perde pontos no mercado e não transmite confiança.
O que são impressos promocionais?
Apesar do advento da tecnologia digital e mídias sociais, uma das formas mais eficazes de marketing continua a ser o boca a boca. Com isso em mente, não há melhor maneira de tirar proveito destas interações do que com itens promocionais que refletem a imagem e mensagens-chave da sua empresa.
Impressos promocionais são artifícios essenciais para a propagação desta mensagem, através de panfletos e cartões de visitas, por exemplo. Desta forma, torna-se possível à transmissão de informações ao cliente de forma breve e direta.
Em nosso cotidiano ficamos expostos a um grande número de propagandas e, na maioria das vezes, não exaurimos todas as informações das mesmas. Os que alcançam o objetivo de divulgar sua marca de maneira simples e objetiva são os projetos bem planejados, considerando a hierarquia da informação, diagramação e coerência visual.
Porque é importante a empresa ter materiais impressos promocionais?
Uma empresa que possui um impresso promocional estará à frente das demais e apresentará maior credibilidade. Mas, esses materiais são importantes, principalmente para a divulgação.
O panfleto, por exemplo, é bem difundido por oferecer um excelente custo benefício. Por ter um valor baixo para grandes quantidades e um formato que possibilita uma visualização fácil das informações, tornou-se popular entre empresas e clientes. E por ser uma mídia manual, que pode ser guardar no bolso, a empresa acaba sendo divulgada em locais além dos pontos de divulgação, como em outros bairros e até mesmo, cidades diferentes.
Já o cartão de visita, é a melhor maneira de fazer uma apresentação do profissional e da empresa. É importante sempre ter alguns cartões em mãos, pois, mesmo durante reuniões informações, festas ou eventos, pode surgir um assunto relacionado e você ganhará alguns clientes.
De acordo com pesquisas divulgadas recentemente, 89% das pessoas usam materiais impressos para se informar sobre produtos ou pontos de venda. Já 39% vão a uma loja após ter visto anúncios em folhetos. Os dados comprovam que os materiais impressos ainda têm grande relevância dentro das estratégias de marketing, devido à facilidade de ser distribuído.
Os dados revelam ainda que 62% da população utilizam-se do impresso promocional como “objeto” de informação para suas compras; outros 36% declararam usufruir dos folhetos promocionais do mesmo dia de obtenção; 5% em até sete dias após tê-lo recebido.
Quais são os tipos de impressos promocionais?
O impresso mais conhecido é, sem dúvida, o cartão de visita. De acordo com a ABIGRAF, este segmento representa 2,6% do mercado nacional, enquanto todos os demais impressos promocionais contemplam 8,8%.
Abaixo, listamos alguns produtos que abrangem os impressos promocionais:
- Cartão de visitas: Papel com pequenas dimensões contendo seu nome e dados pessoais ou profissionais.
- Catálogo: Lista de nomes, títulos ou objetos, geralmente em ordem alfabética, em forma de livro ou folheto. Mostruário da empresa.
- Folder: Única folha impressa, com duas ou mais dobras.
- Flyer: Possui pequenas dimensões, impresso em folha avulsa, contendo um anúncio e destinado a distribuição em ruas, lojas comercias ou locais com grande público.
- Papel timbrado: Papel sustando um logotipo e algumas informações sobre a empresa a qual o cliente mandou fazer.
- Panfleto: Meio de divulgação de ma empresa, feito de papel e de fácil manuseamento, possui custo baixo, por isso, é muito utilizado.
- Poster: É um suporte de papel, fixado em lugares visíveis, como forma de divulgação da empresa.
- Cartaz: Meio de publicidade e informação, impresso em papel (em apenas um dos lados), em grande formato para se tornar visível em locais com grande público.
Citamos alguns dos tipos de impressos promocionais, mas existem outros, como bandeirola, filipeta, cartaz, mala-direta, entre outros.
Publicado em 18/04/2024