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O que é marca registrada? Como isso influencia minha estratégia de marketing?

Se você é um cidadão desse mundo, certamente já viu o símbolo de marca registrada ®. E o que é marca registrada, aquele “erre” maiúsculo dentro de um círculo (como ilustramos maior aqui embaixo)? Por trás desse pequeno símbolo, está um nome ou a marca que representa uma empresa, uma atividade ou um produto. Esse ícone mostra que a marca é certificada e protegida por Lei. Talvez você veja por aí a variante “TM” (™). Essa é a versão em inglês, que significa trade mark, ou marca comercial.

A marca se caracteriza por sinais ou símbolos de uma empresa que tem por objetivo estabelecer uma distinção entre seus produtos ou serviços do restante do mercado. É por meio dela que o consumidor reconhece e diferencia que há disponível para compra entre tantas ofertas. No Brasil a Marca Registrada é paga e deve ser feita no INPI (Instituto Nacional de Propriedade Industrial).

E o que o marketing tem a ver com isso?

Você deve estar se perguntando qual é a importância das informações sobre marca registrada na estratégia de marketing. A primeira resposta é a mais óbvia: empresas sem registro de marca estão em constante risco – a qualquer momento alguém pode usar e registrar seu nome, seu logo e tudo que você construiu pode ruir em uma tacada só.

Aprofundando esse pensamento: se você trabalha com marketing – especialmente com branding, área que cuida de como você é visto no mercado – monta estratégias para divulgar produtos e serviços que envolvem tom de voz, formas, até cores e mais uma infinidade de detalhes sobre a sua marca, com a finalidade de que ela seja conhecida e reconhecida pelo público desejado. Isso destaca o nome e tudo que envolve sua marca, certo? E quando você está em evidência, as chances de ser visto e copiado crescem.

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Isso significa que quanto mais você trabalhar por uma marca para que ela cresça e sobressaia, mais em evidência ela estará. Isso é perfeito do ponto de vista de construção, mas sem a preocupação com o registro, suas ações acabarão fazendo o papel contrário e estarão arriscando seu nome, que pode acabar sendo levado por outra pessoa. E aí, a regra é clara: quem tem o registro vence a briga.

Aqui vale uma ressalva porque o inverso também é verdadeiro. O uso indevido do ® pode trazer consequências graves para o dono da marca, como ser acusado de falsidade ideológica, concorrência desleal, entre outros crimes.

Veja a imagem abaixo. Você deve conhecer pelo menos metade delas – Microsoft, Gillete, Google, Netflix, Nestlé, Nintendo, Samsung, Nike, Dove, Disney, LG, Nike, Mastercard… – e vai continuar reconhecendo, porque são donas de seus registros:

 

Agora que você já sabe o que significa registrar sua marca e já fez isso com a sua, é preciso mostrá-la para o mundo! Invista em materiais de apresentação e divulgação como cartões de visitaflyers e folders.

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Julia Viana

Editora do Blog da Printi, uma jornalista que encarou um novo papel para falar de mundo gráfico e inovação - sem nunca deixar a criatividade e os assuntos mais comentados do momento de lado.
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