O uso de materiais impressos nas escolas
Ter uma papelaria da instituição muito bem desenvolvida é a solução para boa parte da problemática do material promocional e divulgador. Cada um desses exerce um papel individual e coletivo, e é justamente na falta dessa última ligação que consiste o erro. Quais materiais institucionais são ideais para a sua escola? Responder essa pergunta é simples, mas detalhista. Todo conteúdo influencia no sucesso ou fracasso da ação. Veja algumas dicas e acerte a partir de agora!
O uso de materiais impressos nas escolas
Publicado em 18/04/2024
Equipe Printi
Ter uma papelaria da instituição muito bem desenvolvida é a solução para boa parte da problemática do material promocional e divulgador. Cada um desses exerce um papel individual e coletivo, e é justamente na falta dessa última ligação que consiste o erro.
Quais materiais institucionais são ideais para a sua escola? Responder essa pergunta é simples, mas detalhista. Todo conteúdo influencia no sucesso ou fracasso da ação. Veja algumas dicas e acerte a partir de agora!
Folders e Flyers promocionais
O tamanho e o conteúdo dependem da intenção da ação. Para flyers de divulgação de matrícula, por exemplo, uma chamada impactante, uma breve frase de efeito e o contato da escola são mais do que eficientes para bons resultados. O cliente geralmente é alguém que está na correria do dia a dia e precisa de informação rápida e útil. Dê exatamente o que ele quer!
No folder, trabalhar melhor o texto para não deixá-lo cansativo é o segredo. Lembre-se que o seu material é promocional, portanto, insira informação rápida e útil sempre. Destaque os preços, vantagens e outras ações diretas para prospecção de clientes.
A impressão e o acabamento dos impressos precisam de muito cuidado. O folder promocional de 20x30 centímetros – equivalente a uma folha de papel A4 – é o ideal. Por ser divulgador, duas dobras é o suficiente para reter as informações importantes. É tudo o que o cliente precisa até entrar em contato com você. Em flyers, a impressão convencional em um papel de 10x15 centímetros, colorido, é o mais adequado.
Cartão de Visitas
Esse ainda é um instrumento eficiente para promover a instituição, pois é uma forma rápida de comunicar-se com o cliente em prospecção. A partir deste pequeno divulgador que sua escola será propagada. A primeira ideia é padronizar: existe um formato certificado pela norma ISO (ISO 7810) para os cartões de visita e conhecê-lo é importante para se ter o material ideal.
Nada de preencher todos os espaços e deixar o cartão carregado de informações. Os principais contatos (telefones e email), o nome do profissional de educação, cargo exercido dentro da escola e marca da instituição são suficientes.
O tamanho padrão ainda é o de 9x5 centímetros, mas sua criatividade e ousadia permitem variações. Cuidado com o tamanho da fonte. Exageros para mais e para menos prejudicam o layout. Se estiver utilizando cores escuras no fundo, dê preferência para fontes mais largas, pois serão melhor visualizadas e não correm o risco de haver divisões.
Para o papel, a melhor escolha ainda é o couché fosco. O papel offset também dá um resultado muito bom e tem um custo mais acessível. Opte por gramaturas de 300g/m². Para ter uma resposta positiva desse promocional, revise o layout do seu cartão de visitas a cada semestre.
Envelopes e Papel Timbrado
O modelo do papel timbrado varia de acordo com o perfil da instituição. A marca pode ser impressa de forma sutil, ou até ser em tamanhos maiores. Detalhes a parte ficam por conta de cada escola. Você pode usar um rodapé com o nome da instituição, endereço e principais contatos.
O tamanho padrão para um papel timbrado é de 21x30 centímetros, equivalente a uma folha de papel A4. A impressão indicada é a offset de 90 grs. Isso vai facilitar a inserção do material promocional da escola em envelopes sem muita dobradura ou nenhuma sequer.
Já os envelopes variam de acordo com a intenção da promoção. Eles podem ser no modelo meio saco, saco, ofício entre outros. O papel offset é o mais indicado. Quanto as gramaturas, a partir de 90g já podem ser utilizados, mas lembre-se que o envelope precisa ser leve e um pouco dobrável.
Os materiais promocionais são úteis para qualquer escola, portanto, devem ser cuidados com atenção! Você já possui material da sua instituição? Como foi feito o planejamento? Conte-nos a sua experiência.
Publicado em 18/04/2024