Os impressos como ferramenta de marketing em escritórios de advocacia
Tendo em vista as limitações impostas pela OAB para divulgação de serviços oferecidos, advogados e escritórios devem ficar atentos principalmente ao conteúdo dos materiais distribuídos. Os impressos promocionais são facilmente adaptados a esta realidade de mercado e contribuem para o fortalecimento das marcas e profissionais.
pg-inicial
Publicado em 18/04/2024
Equipe Printi
Tendo em vista as limitações impostas pela OAB para divulgação de serviços oferecidos, advogados e escritórios devem ficar atentos principalmente ao conteúdo dos materiais distribuídos. Os impressos promocionais são facilmente adaptados a esta realidade de mercado e contribuem para o fortalecimento das marcas e profissionais.
> Para saber mais sobre a publicidade para advogados, leia o artigo Advogados: divulgação eficiente e embasada na lei <
A variedade de materiais utilizados nos permite separá-los em: impressos institucionais e impressos promocionais.
Impressos Institucionais:
- Cartão de visita:
O cartão de visita é o impresso promocional básico para qualquer profissional e deve conter informações de contato como telefone, email e o registro da OAB.
Estes impressos não podem ficar esquecidos na gaveta ou desatualizados e amassados, principalmente por serem importantes ferramentas de divulgação boa a boca. Invista em qualidade e criatividade, mas sempre levando em consideração sua área de atuação.
Entregue a clientes potenciais, anexe em cartas e documentos, etc.
- Papel timbrado:
Você sabe quais são as vantagens de ter um papel timbrado personalizado?
A principal delas é a padronização da sua identidade visual e, consequentemente, sua imagem junto ao cliente. Podemos citar também a economia que a empresa fará com as impressões do dia a dia, o desperdício de papel e tinta com tentativas erradas, atesta a credibilidade do documento, entre outras.
De modo geral, este impresso costuma ter o logo e informações de contato como nome, CNPJ, endereço, telefone, e-mail, etc.
- Bloco de notas:
Estes impressos podem ser utilizados para anotações internas e distribuição como brinde.
O conceito central é manter a personalização das folhas com logotipo e informações de contato para que, em cada folha utilizada, o cliente se lembre dos seus serviços, contribuindo para a divulgação do profissional e/ou escritório de advocacia.
Para o layout, deve-se utilizar elementos relacionados ao direto e manter um bom espeço em branco para anotações.
- Envelope:
Envelopes são utilizados para envio de material por meio de prestadoras de serviços ou proporcionar uma troca de documentos de forma mais profissional. Informações como remetente e destinatário devem ser consideradas para o layout. No caso dos advogados, nunca é demais reforçar a necessidade do número de registro na OAB.
Os envelopes possuem dois formatos padrão: ofício e saco.
Impressos promocionais:
- Panfletos:
Panfletos são impressos geralmente pequenos, com formatos variando de A4 a A7, com o objetivo de transmitir informações rápidas e objetivas sobre um produto ou serviço.
Para os advogados, o conteúdo deste e dos demais impressos promocionais devem ter cunho informativo, como, por exemplo, explicar uma lei ou artigo de interesse do público alvo.
Com isso, o impresso pode ser distribuído em grande quantidade, dentro das condições de divulgação impostas pela AOB, mas que levarão o nome do escritório e/ou profissional até o seu público, possível por meio de uma segmentação específica.
As razões que os tornam tão populares são sua comercialização barata e sua fácil distribuição, porém é possível criar um panfleto de qualidade: leve em conta a imagem que você quer passar, contrate profissionais para o desenvolvimento do layout e não descuide da qualidade de impressão.
- Cartão postal:
Cartões postais podem ser facilmente adaptados para uso de escritórios e profissionais de direito, visto que pode ser utilizado para parabenizar o cliente em uma data importante, indicar uma nova página do site ou criar coleções relacionadas com a área de atuação.
Uma sugestão é desenvolver coleções de leis e artigos, explicados por meio de imagens e linguagem simples, fazendo com que seu cliente possa consulta-los sempre que necessário.
Este impresso também pode ser distribuído em feiras e eventos, contanto que tenha o foco em conteúdos informativos e que leve o número de registro do profissional.
- Folder:
O folder, em sua forma mais simples, pode ser definido como um panfleto com dobras.
Para que este impresso seja bem aproveitado, as informações devem ser distribuídas e diagramadas em ordem de leitura: começa com a capa e finaliza com informações de contato.
Advogados podem utilizar esses impressos como periódicos ou apresentação pessoal (escritório), sempre focando em conteúdo de interesse do público-alvo. Em cada página coloque títulos indicando a principal mensagem da página, pois é importante que as informações sejam encontradas com facilidade e que façam com que o cliente os guarde.
- Catálogo:
O Catálogo é tradicionalmente utilizado para divulgar produtos. Porém, com uma simples adaptação de conteúdo, este impresso torna-se uma impecável apresentação institucional.
Com possibilidade de capa, descrição da política do escritório e seus serviços, transmite uma imagem profissional e de confiança ao cliente. Engana-se quem acredita que esses impressos devem ser utilizados apenas por grandes escritórios. A Printi oferece este material a partir de 250 unidades
Diversos outros impressos podem ser adaptados a realidade de profissionais e escritórios de advocacia. O importante é usar a criatividade e lembrar das regras básicas impostas pela OAB.
Publicado em 18/04/2024