“Personalização” é a palavra de 2019 no marketing

Todos os anos a ANA (Association of National Advertisers), uma das maiores organizações de marketing na América, elege qual foi a palavra do ano. Em 2019, a escolhida foi “personalização”.

Seja a lâmpada que acende. Seja personalizado
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Nós da Printi celebramos a escolha já que o conceito de customização está no core do nosso negócio. É a comunidade do marketing reconhecendo que o cliente deve ser o centro das ações e não o caminho contrário.

Metodologia para encontrar a palavra do ano

Para chegar à palavra do ano, a equipe da ANA identifica uma lista de finalistas e depois pede aos membros que votem para determinar o vencedor. A votação de 2019 foi online e participaram 341 pessoas.

Personalização é uma excelente estratégia de marketing
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Os eleitores não votam em uma palavra e pronto. Os membros do comitê incluem comentários. Veja abaixo alguns deles que levaram à escolha de “pesonalização” em 2019:

“Os consumidores estão ocupados. Muito ocupados para investirem tempo em algo que não seja relevante para eles pessoalmente. É uma questão de relevância, também conhecida como personalização.”

“Personalização é o que os clientes esperam. Todo cliente atual e em potencial espera que sua marca os conheça e possa entregar o que deseja.”

“Agora temos as ferramentas para pagar esse benefício. A tecnologia está permitindo que os profissionais de marketing personalizem as experiências e a comunicação do consumidor.”

“No mundo atual do “eu”, a personalização é a forma como as pessoas querem consumir informações. As experiências precisam ser relevantes e exclusivas para o usuário final em quase todas as interações.”

“Estamos todos nos esforçando para mostrar valor aos clientes de uma maneira que seja relevante para eles. A tecnologia está mudando a maneira como os profissionais de marketing são capazes de fazê-lo, e estamos todos unidos no esforço para mostrar a personalização.”

“Como profissionais de marketing, não podemos mais pensar nos clientes como apenas um único grupo grande. Se assumirmos que todos os clientes são iguais, não atenderemos às necessidades deles.”

“A personalização é o santo graal do branding. Ele fornece a capacidade de falar diretamente ao consumidor ou comprador com a mensagem certa, no momento certo, no meio certo.”

Outras principais escolhas na votação da Palavra de Ano de Marketing da ANA 2019 foram “igualdade e inclusão”, “dados” e “internamente”.

Outras descobertas da pesquisa

De acordo com o relatório “Ask the Expert” do Marketing Knowledge Center (MKC) da ANA, os destaques sobre personalização foram:

  • Mais da metade dos consumidores espera que as empresas conheçam seus hábitos de compra e antecipem suas necessidades;
  • Metade dos profissionais de marketing planeja aumentar os investimentos em tecnologia de personalização;
  • Um participante do relatório identificou a personalização como a tendência de marketing mais importante deste século.
Ser diferente e focar no cliente é o que há no marketing
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Apesar da promessa de personalização, os profissionais de marketing devem ter cuidado com suas estratégias e táticas de personalização. Ainda segundo o relatório, existem dados sugerindo que os consumidores podem ficar desapontados com os esforços de marketing para personalizar interações.

Além disso, há uma perspectiva de que mais personalização não necessariamente proporciona uma experiência melhor. Existe algum ceticismo do consumidor, falta de entendimento e até desconfiança no uso de dados para fins de marketing.

No entanto, a personalização apresenta oportunidades significativas para os profissionais de marketing oferecerem comunicações e experiências mais relevantes para consumidores e clientes.

Palavra do ano – versões anteriores

Se você trabalha com marketing, “personalização” pode parecer uma palavra óbiva. Mas vale notar que nos anos anteriores, houve uma seleção de palavras bem diferente. Veja:

  • Finalidade da marca (2018)
  • Inteligência Artificial (2017)
  • Transparência (2016)
  • Marketing de conteúdo (2015)
  • Programático (2014)

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Esse vídeo produzido no ano passado é a ilustração perfeita para explicar no quanto a Printi acredita que a personalização seja essencial para o marketing hoje. Assista e conte o que você achou: do vídeo, da palavra do ano e do nosso post. 😉

Julia Viana

Editora do Blog da Printi, uma jornalista que encarou um novo papel para falar de mundo gráfico e inovação - sem nunca deixar a criatividade e os assuntos mais comentados do momento de lado.
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