Blog

Por que ler para crianças é importante?

Alt Text

750x550px_1.Pai lendo para uma criança

Publicado em 18/04/2024

Equipe Printi

A leitura é fundamental em qualquer idade, mas essa afinidade com as letras precisa começar desde cedo. Ler para crianças é importante porque contribui com a capacidade de aprendizagem em geral, ultrapassando apenas o vocabulário.
Contudo, esse é um item que merece destaque. Afinal, quanto mais palavras conhecemos, maior e mais variado se torna o nosso vocabulário, permitindo um leque cada vez maior de aprendizado.

Primeira Infância

É claro que os pequenos não nascem sabendo ler. Por isso, até que eles passem a caminhar com as próprias pernas no caminho da leitura, o adulto é quem comanda a "brincadeira". Além de introduzir as palavras, ao ler para uma criança os pais criam vínculos com os filhos e constroem ferramentas muito importantes para a socialização.
Para despertar o interesse das crianças pelo livro, investir em formatos, cores, e elementos de interação é indispensável. O primeiro contato tem a ver com diversão e a criança precisa associar o livro a bons momentos. Lembre-se de deixar os livros em um lugar acessível e confortável. Uma estante baixa com almofadões em volta pode ser uma boa ideia!
Outro ponto que merece atenção é o conhecimento do livro antes do momento da leitura. Sentir o cheiro, passar a mão na capa e até ações como morder ou batucar no no objeto fazem parte do processo.
É durante a infância que construímos a pessoa que seremos no futuro e a nossa personalidade. Por isso também é legal mostrar para os pequenos os variados gêneros da literatura. Alguns se interessarão mais por fábulas enquanto outros se apaixonarão pela poesia.

Ciência

Quer razões científicas para ler? Existem também. De acordo com uma pesquisa feita pela Universidade de Pádua, na Itália, quem cresce cercado por livros tem chances maiores de sucesso na vida adulta.
Além disso, quando lemos, diferentes partes do cérebro são estimuladas, como mostrou um estudo da Universidade Stanford, dos Estados Unidos. Por meio dele, os pesquisadores perceberam que o fluxo sanguíneo aumentou e mostrou que a atenção em textos literários demanda coordenação de várias funções do sistema cognitivo.

Publicado em 18/04/2024

Equipe Printi

© 2024 - Printi - CNPJ 13.555.994/0001-54