Blog

Qual é a diferença entre resolução e tamanho da imagem?

Para a maioria das pessoas, incluindo designers gráficos iniciantes e profissionais de Marketing, resolução e tamanho de imagem são um verdadeiro mistério. Seja qual for à razão para a confusão, é preciso entender esses dois aspectos do design. Este artigo irá focar estas questões e como elas se relacionam com o mais básico de todos os aspectos do trabalho digital: o pixel.

Antes de aprofundar o assunto, vamos definir os termos: 

Alt Text

Imagem ilustrativa do pixel

Publicado em 18/04/2024

Equipe Printi

Para a maioria das pessoas, incluindo designers gráficos iniciantes e profissionais de Marketing, resolução e tamanho de imagem são um verdadeiro mistério. Seja qual for à razão para a confusão, é preciso entender esses dois aspectos do design. Este artigo irá focar estas questões e como elas se relacionam com o mais básico de todos os aspectos do trabalho digital: o pixel. Antes de aprofundar o assunto, vamos definir os termos: - Pixel: este é o elemento básico da composição de imagens bitmap e fotos no mundo digital. Há também imagens em vetor, mas para os fins desta discussão, vamos lidar apenas com imagens bitmap. O pixel é a unidade de medida para imagens digitais.

Imagem ilustrativa do pixel

- Resolução: a resolução é a medida de definição da imagem. É expressa como pixels por polegada (PPI: pixels per inch (para tela ou monitor)) ou pontos por polegada (DPI: dots per inch (para impressão)) ou até mesmo amostras por polegada (para imagens escaneadas). A resolução leva em conta o tamanho da imagem (altura e largura) e é expressa pela quantidade de informação contida.

Imagem ilustrativa da resolução de um arquivo

- Reamostragem: a reamostragem esta relacionada a diminuição dos pixels de uma imagem, ou seja, o tamanho final permanece o mesmo, porém a resolução sofre alteração.

Imagem ilustrativa da reamostragem de uma imagem

Ao determinar as configurações para o uso, é preciso especificar duas coisas: dimensões e resolução adequada. Pense que um fotógrafo quer utilizar uma mesma imagem para impressão e para a web. Como fazer para que a fotografia fique boa o suficiente para apresentação em tela e em materiais impressos? Quais são as configurações adequadas? A resposta é simples: as câmeras digitais foram projetadas para ser um meio digital. Portanto, a maioria das câmeras são construídas em torno da ideia de que o resultado final vai ser uma imagem para a web ou exibição em tela. Só recentemente as câmeras digitais foram adaptadas para produzir imagens com maior e melhor qualidade para impressão. A maioria dos equipamentos vão trabalhar com JPEG (compactado) ou TIFF (não comprimido), formatos de arquivo de imagem. Quando uma imagem é compactada, perde-se qualidade e não resolução. No entanto, para manter o máximo de qualidade, é aconselhável salvar a imagem no formato TIFF superior. Então, como trabalhar com essas imagens? Como sabemos, todos os monitores exibem imagens em 72 pixels por polegada, então as fotografias ficarão boas, se mantidas as devidas proporções. Para saber a dimensão da imagem em polegadas, calcular o produto da altura pela largura e dividir por 72. Isto lhe dará as dimensões apropriadas. No entanto, temos que considerar também a resolução de tela. Um monitor é um dispositivo de saída e têm suas próprias configurações de resolução. Alterando suas propriedades de exibição para 1024x768, por exemplo, observa-se que os ícones ficam menores, porque você esta “dizendo ao seu monitor para colocar mais pixels em cada polegada, ou seja, quanto maior a resolução, mais detalhes ficam visíveis e as dimensões da imagem ficam menores”. Após trabalhar a imagem com cuidado para aplicá-la em um site, o fotógrafo precisa utilizá-la em seu portfólio impresso. Mas, se imprimir o mesmo arquivo, o resultado será uma imagem “pixelada”, ou seja, os pixels ficarão perceptíveis (pontos quadriculados). Vamos considerar que o profissional irá produzir seu portfolio em uma gráfica online, no sistema offset, com capacidade para impressão em 300 dpi de resolução. Através de programas específicos para edição de imagens, o fotógrafo deverá utilizar a imagem original na maior resolução que tiver. Agora é possível ter uma mesma imagem com qualidades diferentes para utilizar no material impresso e na web. Temos que lembrar a este profissional que é importante manter uma cópia em tamanho original desta fotografia.

Publicado em 18/04/2024

Equipe Printi

© 2024 - Printi - CNPJ 13.555.994/0001-54