Ideias para negócios

Quando e como iniciar ações de endomarketing na empresa

Sua empresa já investe em estratégias de endomarketing? Se não, esta é uma boa hora para começar!

Antes de tudo, é importante saber o que este conceito significa – endomarketing é o uso das ferramentas do marketing tradicional para promover a imagem da empresa entre os seus colaboradores.

Ou seja, é quando estratégias são usadas para melhorar a imagem da empresa com o seu público interno. Quando bem feito, ajuda a aumentar o vínculo entre funcionários e marca. São benefícios trazidos pelo endomarketing:

– Mais colaboradores vestindo a camisa da empresa

– Aumento da motivação da equipe

– Aumento da produtividade

– Redução da rotatividade na empresa

A explicação para todos estes benefícios é simples: quanto melhor é o clima organizacional, mais satisfeitos são os colaboradores.

Quando e como iniciar ações de endomarketing na empresa

Colaboradores satisfeitos vão mais motivados à empresa e produzem mais. Além disso, estes são funcionários que falam bem e defendem o local em que trabalham. Por isso, podemos dizer que para uma empresa ter sucesso precisa fortalecer o seu marketing interno.

3 dicas para fazer endomarketing na sua empresa

1. Escute o que o seu público-alvo tem a dizer

Se um dos objetivos do endomarketing é aumentar a satisfação dos colaboradores com a empresa, é preciso saber o que, de fato, os funcionários querem e precisam, certo?

Para isso, nada mais eficiente do que perguntar diretamente ao público interessado.

Muitas empresas fazem pesquisas de satisfação com os seus funcionários para avaliar como está o clima organizacional. Nesse momento, dois departamentos devem trabalhar juntos: o marketing e os recursos humanos.

É interessante que estas pesquisas sejam feitas, pelo menos, uma vez por ano e que as respostas possam ser dadas anonimamente – para que os funcionários se sintam confortáveis para dizer tudo o que pensam.

2. Fortaleça a marca e promova os princípios da empresa

Também é importante investir em estratégias que reforcem a imagem da empresa. Afinal, dificilmente os colaboradores se sentirão engajados à uma marca que não conhecem.

Uma ideia é promover palestras para disseminar os princípios e a missão da empresa. Também é interessante criar informativos internos para manter os colaboradores bem informados sobre o que acontece na organização.

A distribuição de camisetas com o nome da empresa estampado é mais um exemplo de ação que ajuda a reforçar a marca entre o público interno.

3. Reconheça os bons profissionais da empresa

Reconhecimento é uma ação que gera motivação e engajamento. Por isso, também é interessante utilizar estratégias que ajudem a destacar os funcionários que apresentam melhor desempenho.

Que tal oferecer cursos para os colaboradores que melhor se saem no semestre? Essa é uma ideia que, além de premiar, também capacita os funcionários.

Algumas empresas oferecem ainda: troféus, viagens, descontos em cursos e cartões pré-pagos que podem ser utilizados em determinadas lojas.

Quando começar as ações de endomarketing na empresa

Os colaboradores são peças fundamentais para que os produtos e serviços produzidos tenham a qualidade esperada pelos clientes.

Por isso, contar com uma equipe motivada, engajada e que defende a marca para a qual trabalha é fundamental para que a empresa seja competitiva no mercado.

Ações de endomarketing são fundamentais para que a empresa cresça: não espere para adotá-las! Se a sua empresa ainda não investe no engajamento dos colaboradores, a hora de começar é agora!

Fortalecer a imagem da marca é um passo essencial para que a empresa seja um sucesso! Conheça as soluções Printi para isso.

Botão Voltar ao topo
Fechar
Fechar