Ideias para negócios

Renato Aragão aderiu ao Unboxing, a estratégia certeira de marketing

Unboxing é a palavra designada para falar sobre desembalar produtos em frente às câmeras com a finalidade de dar opinião logo na primeira impressão. Renato Aragão, o Didi Mocó da infância de tantas pessoas que estão lendo esse texto, aderiu à prática e as marcas que reconheceram isso estão ganhando visibilidade – afinal, são 3 milhões de seguidores do nosso querido humorista que terão acesso ao que você tiver para mostrar.

A atividade não começou no Didi. Há alguns anos influenciadores digitais já faziam a “abertura de embalagens” para seus seguidores e isso ficou tão forte no mercado que encontramos até mesmo canais específicos para isso no Youtube. Digite “unboxing” no buscador para ver que são milhares as postagens. Recentemente a prática se espalhou também no Instagram, especialmente com o IGTV (aplicativo que, com funcionalidade básica, também está disponível no próprio Instagram e que permite vídeos mais longos) e Stories.

A experiência do consumidor e o unboxing

Mas o que o unboxing tem de tão importante para mudar a percepção do consumidor sobre uma marca? Hoje, além de ter um produto de qualidade, o acesso a informações sobre qualquer coisa é tão fácil que é preciso ter mais do que um objeto estático para conquistar o consumidor. Além disso, com tantas compras online, é preciso demonstrar o valor de tudo. E a melhor maneira para isso é mostrar como é a experiência.

Pensando nisso, a Printi pensou que alguém leve, alegre e antenado tinha tudo a ver com a gente e decidiu montar um kit repleto de produtos nossos – personalizados, é claro! – para o Renato Aragão. Escolhemos enviar cartões de visita, que é o core do nosso negócio, além de fones de ouvido, já que entramos também com a linha de eletrônicos, entre outros itens. Enviamos tudo em uma das embalagens que produzimos. Cada um dos itens foi personalizado para que ficasse tudo com a cara do Didi.

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Assim, o unboxing se torna a ferramenta de marketing dos ovos de ouro para marcas que desejam destacar seus produtos. Enviando produtos que são abertos e analisados por influenciadores – como o Renato Aragão, para citar nosso exemplo – a marca deixa de se vender e passa a ser uma indicação: algo extremamente genuíno. Para isso, é fundamental que o produto tenha qualidade, né? Senão você corre o risco de nem aparecer ou pior – se tornar uma contraindicação.

Embalagem personalizada para qualquer unboxing

Além da relação das marcas com a embalagem, existe outro fator importante que deve ser levado em consideração na hora de pensar numa caixa: o cidadão normal, que nada influencia nas redes sociais, mas que fica ansioso pela chegada de sua entrega pelo correio. E que tal despertar uma expectativa positiva já na hora da entrega?

Quando você recebe uma caixa personalizada, é o fim da espera e você sabe, além de tudo, o que é que está ali. Antes de abrir, aquele sorriso toma conta da gente, certo? O mesmo não acontece com a caixa padrão dos Correios.  Vale pensar em alguns elementos na hora de enviar uma mercadoria que vai, sem dúvidas, ser desembalada – seja em frente às câmeras ou apenas na casa de um consumidor ansioso. Para concorrer em um mercado cada vez mais escolado, a personalização é imprescindível. Para muita gente, abrir embalagens é quase tão importante quanto o uso dos produtos.

  • Embalagem: Capriche! Com uma embalagem de qualidade e ainda por cima bonita, ela pode até virar um item útil para a organização da casa do cliente.
  • Tag: Você pode escolher o formato que mais combinar com a sua marca e deixar suas embalagens ainda mais bonitas. Que tal aproveitar para deixar uma mensagem para o cliente?
  • Adesivo: Os adesivos são ótimos para colar sua marca em qualquer lugar, especialmente nas embalagens. Pense em cores chamativas para fazer os seus e use também como uma forma de personalizar sua embalagem.

Ainda tem dúvidas de que o unboxing é uma ótima oportunidade de negócios?

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Julia Viana

Editora do Blog da Printi, uma jornalista que encarou um novo papel para falar de mundo gráfico e inovação - sem nunca deixar a criatividade e os assuntos mais comentados do momento de lado.
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