Santinhos de candidato: Como fazer?
Publicado em 18/04/2024
Equipe Printi
Invista em estratégias que atinjam uma grande parcela da população
No período de eleições, milhões de brasileiros vão às urnas para exercer o direito de eleger os candidatos que representarão nosso país. Mas, para ganhar a confiança dos eleitores - e consequentemente seus votos - o trabalho de marketing de quem se candidata para qualquer cargo precisa ser muito bem planejado e assertivo.
Muitas vezes, esses candidatos têm pouquíssimo tempo para apresentar suas propostas políticas nos meios de comunicação, por isso, é importante investir em estratégias que atinjam uma grande parcela da população e que, ao mesmo tempo, sejam economicamente viáveis.
A utilização do santinho eleitoral como material de divulgação ainda é muito recorrente. Mas, afinal, como fazer esta peça gráfica? Qual papel utilizar? Quais informações meu santinho deve conter? Se você tem alguma dessas dúvidas, acompanhe a leitura.
O que você precisa saber para criar seu santinho
1. Quais informações meu santinho deve apresentar?
Antes de tudo, você deve ter claro que esta peça gráfica dispõe de dois lados para a inserção de informações.
- Na frente, é recomendado que se dê destaque para o candidato, com o uso de uma fotografia e de seu slogan político. Isso é importante para o eleitor saber, reconhecer e lembrar o rosto da pessoa que ele irá se dispor a votar.
- No verso, informações como o número eleitoral, o partido político e dados relevantes sobre o candidato são essenciais. Mas lembre-se sempre de que o número político deve ser a informação com maior destaque no verso do material.
2. Quais são as dimensões, papel e a gramatura que devo usar no meu santinho?
Primeiramente, as campanhas políticas brasileiras convencionaram o tamanho 7cmx10cm como a dimensão padrão deste tipo de material gráfico. Em relação ao papel, normalmente são sugeridos o papel couchê e o papel reciclato (mais econômico e sustentável). O primeiro é utilizado muitas vezes nas gramaturas a partir de 90g, 120g, 150g ou 240g.
Além disso, esses materiais podem ser impressos tanto em preto e branco quanto em cores. Vale ainda lembrar que uma das vantagens da utilização dos santinhos é que, quando encomendado em grandes quantidades o preço de produção fica ainda menor.
3. Qual programa devo usar para fazer o meu santinho?
O Adobe InDesign é o programa mais indicado para a elaboração dos santinhos. Com ele, é possível diagramar sua peça gráfica de modo mais eficiente e preciso. O software permite fácil definição de diagramação, sequências de página, sangrias e dobras.
Como os santinhos são produtos que normalmente contém informações na frente e no verso do material, o uso deste programa é ainda mais indicado pela possibilidade de trabalho com duas páginas ao mesmo tempo. Assim, fica mais fácil visualizar o produto antes de ser impresso e também facilita o trabalho da gráfica.
Vale lembrar que pedidos cujo conteúdo tenha caráter de propaganda eleitoral têm especificações que precisam ser seguidas. Veja nos nossos termos de serviço e uso do site.
Acesse o nosso site e produza agora os materiais de divulgação para sua campanha eleitoral com a Printi!
Publicado em 18/04/2024