Blog

Santinhos de candidato: Como fazer?

Alt Text

265x210

Publicado em 18/04/2024

Equipe Printi

Na Printi você encontra tudo o que precisa para sua campanha eleitoral | Imagem: Shutterstock

No período de eleições, milhões de brasileiros vão às urnas para exercer o direito de eleger os candidatos que representarão nosso país. Mas, para ganhar a confiança dos eleitores - e consequentemente seus votos - o trabalho de marketing de quem se candidata para qualquer cargo precisa ser muito bem planejado e assertivo.

Muitas vezes, esses candidatos têm pouquíssimo tempo para apresentar suas propostas políticas nos meios de comunicação, por isso, é importante investir em estratégias que atinjam uma grande parcela da população e que, ao mesmo tempo, sejam economicamente viáveis. E nós temos a solução perfeita para você!

Sem tempo para ler? Clique no play abaixo e ouça esse conteúdo na íntegra!

A utilização do santinho eleitoral como material de divulgação ainda é muito recorrente. Mas, afinal, como fazer esta peça gráfica? Qual papel utilizar? Quais informações meu santinho deve conter? Se você tem alguma dessas dúvidas, acompanhe a leitura.

Crie já o seu!

Santinhos são uma ótima escolha para divulgar candidatos | Imagem: Printi

1. Quais informações meu santinho deve apresentar?

Antes de tudo, você deve ter claro que esta peça gráfica dispõe de dois lados para a inserção de informações.

  • Na frente, é recomendado que se dê destaque para o candidato, com o uso de uma fotografia e de seu slogan político. Isso é importante para o eleitor saber, reconhecer e lembrar o rosto da pessoa que ele irá se dispor a votar.
  • No verso, informações como o número eleitoral, o partido político e dados relevantes sobre o candidato são essenciais. Mas lembre-se sempre de que o número político deve ser a informação com maior destaque no verso do material.

2. Quais são as dimensões, papel e a gramatura que devo usar no meu santinho?

Primeiramente, as campanhas políticas brasileiras convencionaram o tamanho 7cmx10cm como a dimensão padrão deste tipo de material gráfico. Em relação ao papel, normalmente são sugeridos o papel couchê e o papel reciclato (mais econômico e sustentável). O primeiro é utilizado muitas vezes nas gramaturas a partir de 90g, 120g, 150g ou 240g.

Além disso, esses materiais podem ser impressos tanto em preto e branco quanto em cores. Vale ainda lembrar que uma das vantagens da utilização dos santinhos é que, quando encomendado em grandes quantidades o preço de produção fica ainda menor.

3. Qual programa devo usar para fazer o meu santinho?

O Adobe InDesign é o programa mais indicado para a elaboração dos santinhos. Com ele, é possível diagramar sua peça gráfica de modo mais eficiente e preciso. O software permite fácil definição de diagramação, sequências de página, sangrias e dobras.

Como os santinhos são produtos que normalmente contém informações na frente e no verso do material, o uso deste programa é ainda mais indicado pela possibilidade de trabalho com duas páginas ao mesmo tempo. Assim, fica mais fácil visualizar o produto antes de ser impresso e também facilita o trabalho da gráfica.

Vale lembrar que pedidos cujo conteúdo tenha caráter de propaganda eleitoral têm especificações que precisam ser seguidas. Veja nos nossos termos de serviço e uso do site.

Acesse o nosso site e produza agora os materiais de divulgação para sua campanha eleitoral com a Printi!

[Post de 28/09/2020 atualizado em 17/05/2022]

Publicado em 18/04/2024

Equipe Printi

© 2024 - Printi - CNPJ 13.555.994/0001-54