"Saúde é o nosso patrimônio mais valioso" [Entrevista com a chef Julia Murça]
Pão feito em casa
Publicado em 18/04/2024
Equipe Printi
"Eu acredito que a Saúde é o nosso patrimônio mais valioso" - assim Julia Murça, chef de cozinha, se apresenta no Instagram. E para ela, é muito importante alinhar seu negócio com o que realmente acredita.
Foi na gastronomia que ela se encontrou profundamente e muitas portas se abriram. "Fui advogada durante 10 anos e num determinado momento da minha vida, eu estava muito insatisfeita e decidi mudar de vida e entrar na gastronomia".
No vídeo abaixo ela fala dá um panorama geral dos seus motivos e sobre como tudo começou:
Sair para entrar em si
Julia Murça teve jornadas bem longe de sua terra natal, Brasília, para se encontrar. A chef foi para Austrália, onde se formou em Hotelaria direcionada para Gestão de Restaurantes e aperfeiçoou ainda mais seu talento e também passou por um tempo na Tailândia.
Ao voltar para o Brasil, decidiu refazer sua vida. Ela desenvolveu uma alergia a glúten e com a necessidade de mudar sua alimentação decidiu estudar o mercado de comidas sem glúten. Em meio a sua maior dificuldade ela enxergou uma grande oportunidade de negócio: abriu sua primeira loja de comidas saudáveis.
Empreendedorismo
O sucesso foi grande e logo surgiu o interesse de clientes por cursos ministrados pela Julia Murça. Hoje ela tem dois cursos online atendendo a diversos alunos que se interessam pela culinária sem glúten.
“Fora a minha jornada pessoal eu sinto que estou construindo com outras pessoas um movimento de cultivo da saúde integral, de uma forma mais humana e ecológica.” E tudo por meio do empreendedorismo.
“Eu vejo o empreendedorismo como uma solução para o problema de crise que estamos enfrentando já há bastante tempo." E completa: “Devemos ter uma mentalidade empreendedora, encontrar o que nos encanta e o que gostamos de fazer e lucrar com isso. Afinal, você vai passar horas do seu dia com isso, por isso deve ser algo que você ame!”
Julia também menciona que em seus cursos ela não dá apenas dicas de gastronomia e receitas. Ela incentiva seus alunos com sua história a não desistirem e se manterem motivados, transformando os problemas em oportunidades. “O que nos mantém motivados é um propósito definido. Você deve acreditar naquilo que você faz” diz.
A experiência do cliente importa muito
Você já parou para pensar na experiência que seu cliente tem com o seu produto? Não estamos falando apenas do sabor (quando falamos de comida), mas de tudo que envolve desde o pedido até a entrega e a abertura (ou unboxing) do produto.
Para Julia, a experiência do cliente importa muito. “A experiência visual é muito importante na gastronomia, você pode fazer um bolo maravilhoso, se ele não for bem apresentado pode perder pontos contigo. E mais: “eu sempre falo para meus alunos, façam um laço, escrevam um bilhete, dê um beijo e entregue com carinho.”
"O produto deve ser bonito e a embalagem também. Uma boa embalagem ou sacola, uma etiqueta, rótulo, um laço. Tudo isso agrega valor no seu serviço e transforma o pedido em um presente”, completa.
Publicado em 18/04/2024