Blog

Use o Decora Printi e faça você mesmo

Publicado em 18/04/2024

Equipe Printi

Explore os detalhes com muita personalização | Imagem: Printi

Você sabia que é de extrema importância dinamizar qualquer ambiente? Isso ajuda na renovação das energias e harmonização do espaço, refletindo benefícios na qualidade de vida. Ao contrário do que muitos pensam, o segredo não está em trocar toda a mobília, mas em explorar os detalhes somados a um toque de personalização. Comece já: use o Decora Printi e faça você mesmo.

Sem tempo para ler? Clique no play abaixo e ouça esse conteúdo na íntegra!

A técnica DIY

Faça você mesmo | Imagem: iStock

Você já ouviu falar na expressão "Do It Yourself"? Em português, é nosso famoso "faça você mesmo".

O método se refere a uma espécie de movimento que instiga a transformação, reparação ou criação de elementos para casa através do seu autodomínio, praticamente um estilo de vida.

Mostre seu talento e explore seu lado artístico com muita propriedade.

Ideias incríveis para trazer personalidade à sua casa

Entre as inúmeras possibilidades, a abrangência pode ir do clássico ao contemporâneo, do minimalista ao complexo, do artesanal ao industrial... o limite é a sua imaginação. Por isso, considerando os extremos, reunimos algumas ideias para te inspirar a trazer novos ares ao ambiente.

Que tal começar pelas paredes?

Cores trazem vida
Projeto casa renovada | Imagem: iStock

Assim como nós precisamos de mudanças, nosso lar também demanda renovação. Primordialmente, uma simples alteração na cor do ambiente tem suas vantagens.

É por meio das paredes que se desenrola a percepção na amplitude dos cômodos. Ou seja, você pode brincar com as dimensões da sua casa apenas mudando ou adicionando novas cores. Isso não significa que, automaticamente, ela se expandirá ou diminuirá, mas é fato que uma combinação adequada de tons pode causar a sensação de ganhar ou perder espaço.

Também vale considerar a funcionalidade na organização visual, visto que paredes bem valorizadas trarão equilíbrio na combinação entre todos os outros itens decorativos. Para escolher a cor - ou cores - de acordo com o seu objetivo, conheça as influências da Psicologia das cores e se jogue em seus efeitos.

Pontos de partida: recomenda-se tons mais claros e neutros para quartos e banheiros, já que devem esbanjar calmaria e conforto. Na sala de estar, é interessante combinar leveza e expressividade, explorando a técnica de paredes isoladas com cores mais fortes. Cozinhas podem trabalhar um leque de tons, reforçando um ambiente proativo, criativo e estimulante - além de ser o local preferido da casa.

Em "galery walls" no Pinterest você encontra várias inspirações para sair da monotonia das quatro paredes iguais e diversificar o ambiente de acordo com suas preferências. O método Do It Yourself está aí para te mostrar que sua capacidade vai além.

Decora porque quadros são peças-chave!

Quadros transformam | Imagem: iStock

O quadro é um elemento essencial em qualquer tipo de decoração, reforçando o seu estilo de forma sólida. Também é a peça-chave para a ligação entre todo cuidado com a construção apresentada no resultado e, por isso, deve ser explorado.

Pensando em praticidade, a plataforma Decora Printi te possibilita passear sobre a criatividade e alcançar efeitos extraordinários na construção das mais diversas obras. Quadro com moldura ou tela decorativa, você só precisa imaginar!

Como saber qual escolher?

Tela decorativa

A tela decorativa compreende características mais artísticas, visto que sua impressão é feita sobre uma superfície texturizada, transmitindo a mesma sensação que uma obra pintada a mão. Para um encaixe perfeito na sua decoração, o Decora Printi ainda exibe uma série de tamanhos para você escolher.

Quadro com moldura

Os quadros com moldura são extremamente versáteis e qualificados por conter um vidro de proteção sobre a arte. Para uma melhor adequação à sua construção, o Decora te possibilita escolher o enquadramento que melhor combina com sua decoração conforme uma pluralidade de cores: branco, preto, pátino, azul escuro e marrom. A medida também sai de acordo com a sua vontade, já que a plataforma abrange uma variedade de dimensões.

Mas quem disse que você precisa escolher só um? A junção entre os dois modelos também pode criar um efeito artístico incrível.

As possibilidades não param por aí!

Recentemente, o Decora Printi lançou sua coleção de templates prontos desenvolvidos por Printers em um concurso cultural interno. Isso significa que além da oportunidade de aplicar sua criação exclusiva, você também pode aproveitar as artes já dispostas.

Piscou, mudou!

Conceitualmente minimalista ou não, marca a identidade do local e autentica a concordância visual. Para isso, é extremamente importante distribuí-los de forma calculada. Anota aí:

  • Considere a proporção das paredes e disposição dos móveis para equilibrar os espaços ocupados e vazios;
  • Antes de aplicar os quadros nas paredes, monte um esboço no chão. Assim, você conseguirá ter uma prévia de como ficará. Caso prefira testar direto no local da adequação, simule as posições com fita adesiva;
  • A altura média, a partir do chão, para pendurar quadros é entre 1,60m e 1,70m. A ideia é deixar na altura dos olhos, mas considerar a variação na medida dos observadores;
  • Ouse mesclar os formatos. Sejam artes, fotos ou apenas molduras, o resultado poderá te surpreender;
  • Saiba que não há necessidade de furar as paredes. Você pode utilizar fita dupla-face em obras mais leves.

Para conhecer ainda melhor as técnicas de disposição de quadros, siga a Bruna Galliano da página @brugalliano. Expert em arte têxtil e criatividade emoldurada, ela sempre abre caixinhas de perguntas pra te ajudar em projetos pontuais.

Qual o seu estilo?

Seu lar faz parte de você | Imagem: iStock

Essa questão coloca em pauta suas referências de acordo com experiências próprias, afinal, reúne características particulares. O estilo evidenciará a essência da sua personalidade refletida no seu lar e ficará melhor ainda com a técnica DIY.

Se você prefere algo mais rústico, explore a combinação entre pallets, macramés e plantas. O resultado trará uma ambientação leve e agradável. Além de colocar dentro de casa aquela atmosfera que só a natureza proporciona.

Já se seu ponto de partida for um ambiente despojado, preze por cores, texturas e estampas. Outra forma de diversificar os cômodos, é explorar puffs, almofadas, luminárias e objetos divertidos.

Entretanto, se você busca apenas neutralidade e equilíbrio, aposte em monocromia, sombreamento e nichos. Esses pequenos detalhes realçarão elegância e modernidade.

Valorize seus móveis

Encontre beleza nos seus móveis | Imagem: iStock

Você sabia que não precisa trocar os móveis para uma transformação na sua decoração? Ao invés disso, é possível simplesmente enxergá-los com outros olhos.

Essa nova visão pode encontrar beleza nas coisas mais comuns, como aplicar verniz em um móvel antigo, mudar a cor, dispor de outra forma e, até mesmo, complementar com objetos corriqueiros.

Nossa parceira Verônica Mancini do @simemcasa expõe essas e mais dicas em sua página. Acompanhe as redes sociais e transforme sua decoração de forma simples.

Ah! Lembre-se que a reciclagem é sua amiga.

Balanço de pneu DIY | Imagem: iStock

Sabe aqueles caixotes guardados no fundo do quintal? Você pode transformá-los em nichos para sua estante ou criado mudo. As rolhas dos vinhos de sábado a noite podem virar um tapete para a saída do box - um charme. Os pneus escondidos na garagem podem ficar na sala, mas agora como um balanço para as crianças. O lastro da cama velha é também um suporte para plantas, já percebeu?

Você pode organizar a sua casa do seu jeitinho, tornar o lar ainda mais especial e se divertir durante o processo. Faça você mesmo!

Publicado em 18/04/2024

Equipe Printi

© 2024 - Printi - CNPJ 13.555.994/0001-54