printi logo
Marketing e Comunicação Visual

Saiba tudo sobre o save the date

Vamos te explicar melhor do que se trate o save the date, como fazer um e quando enviá-lo.

Convite Save The Date: o que é e como criar um perfeito para o seu evento

Ser convidado para um evento e descobrir que não poderá comparecer porque você já tem outro compromisso no mesmo dia não é incomum: e, nesses casos, o pensamento quase sempre é o mesmo: “se eu soubesse disso antes, teria reservado essa data!”. 

Seja porque o convite chegou muito em cima da hora ou porque sua agenda está lotada de compromissos, todos concordam que, quanto antes for informado de um evento, mais fácil se organizar e garantir a presença. Mas, se a antecedência for muita, também corremos o risco de nos esquecermos dele. 

Então, como fazer para resolver essa questão? A resposta é bastante simples: enviar um save the date para os convidados. Esse pré-convite tem se popularizado, especialmente em casamentos, aniversários e eventos corporativos, ajudando a evitar conflitos de agenda e aumentando a taxa de comparecimento.

No post de hoje, vamos tratar justamente dele, e te explicar melhor o que é o save the date, como fazer um e quando enviá-lo. Continue sua leitura e aprenda como garantir a presença de todos os convidados em seu evento!

Leia também: Fonte serifada: quando usar e 8 exemplos

O que é o save the date?

Save the date significa “reserve a data” em português. Trata-se de um aviso aos seus convidados sobre quando será o evento, essa prática é muito comum e vem sendo utilizada há anos por anfitriões dos Estados Unidos. 

Essa antecipação da data pode ser uma boa saída para casos em que o acontecimento ocorrerá muito próximo a feriados, quando você só poderá entregar os convites próximo ao dia de sua realização ou, ainda, quando o evento é de grande porte. 

Diversos Cartões save the date com design moderno em verde neon e preto, dispostos em padrão geométrico para destacar a data 25.10

A tendência chegou ao Brasil há algum tempo e tem sido utilizada principalmente em casamentos, mas você pode usá-la também para outros eventos, afinal, é uma ótima maneira de garantir que seus amigos, familiares e clientes estejam disponíveis no dia.

Qual a diferença entre save the date e convite?

Muitas pessoas confundem o save the date com o convite oficial, mas eles têm propósitos diferentes:

  • O save the date é enviado meses antes do evento, com informações básicas como data e local, sem a necessidade de muitos detalhes;

  • Já o convite oficial é enviado mais próximo da data do evento, contendo todas as informações essenciais, como horário, dress code e instruções detalhadas.

O save the date funciona como um lembrete inicial, enquanto o convite formaliza a participação no evento.

Por que usar um save the date?

Há várias razões para investir em um save the date! Primeiro que, com a data reservada com antecedência, os convidados podem se organizar melhor e evitar conflitos na agenda. Ainda, mostra que os anfitriões estão pensando na experiência dos convidados, trazendo uma demonstração de cuidado e atenção com o evento.

O save the date também facilita a logística, principalmente para eventos que envolvem viagens ou planejamento antecipado. E, claro, ele cria expectativa para o evento! Um save the date bem feito gera entusiasmo entre os convidados.

Como fazer um save the date?

Fazer um save the date é bastante simples! Se você já tem a identidade visual do evento definida, inspire-se nela para criar o seu pré-convite. E lembre-se: o layout deve ser mais simples e até mesmo mais informal do que o de um convite tradicional. Mas se você ainda não definiu a identidade visual, não se preocupe: esse pode ser justamente o momento de começar a pensar no assunto, considerando aspectos como as cores e fontes que serão usadas.

 No geral, essas são as principais dicas para fazer seu pré-convite: 

  1. Definir o formato: pode ser digital (e-mail, WhatsApp, redes sociais) ou impresso;

  2. Escolher um design atrativo: use cores e fontes que combinem com o estilo do evento;

  3. Ser direto: inclua apenas as informações essenciais: data, local e uma mensagem curta;

  4. Personalizar o save the date: adicione um toque especial, como uma foto do casal (para casamentos) ou o logotipo da empresa (para eventos corporativos). 

O que deve ter em um save the date?

Diferentemente de um convite de casamento (ou qualquer outro evento) convencional, o save the date não deve trazer todas as informações da comemoração. Basta que ele contenha: 

  • Data do evento;

  • Nome dos anfitriões;

  • Uma mensagem curta e objetiva;

  • Elementos visuais que combinem com o evento.

Cartão save the date com data 25.10 impresso em papel quadrado neon verde, com fonte preta em destaque

Em alguns casos mais específicos, como casamentos que acontecem em outra cidade ou eventos em que os convidados necessitarão se deslocar grandes distâncias para comparecer, dados como a cidade e o local do acontecimento podem ser úteis para que todos possam se preparar com antecedência.

Quando devo enviá-lo?

Em geral, o pré-convite deve ser enviado em torno de 6 meses antes do evento. Pode parecer muito, mas lembre-se de que, faltando de 1 a 2 meses para a data, você enviará o convite completo, com todas as informações necessárias. 

Em alguns casos, no entanto, o save the date deverá ser enviado com ainda mais antecedência: se você terá muitos convidados que precisarão se deslocar de outra cidade, considere enviar o aviso de data com uma antecipação de 8 a 10 meses. 

Em casos ainda mais excepcionais, quando há pessoas que virão de outro país para comparecer, o ideal é informá-las da data com, no mínimo, 1 ano de antecedência. 

Tendências de design para save the date em 2025

Se você quer um save the date moderno e atualizado, fique de olho nessas tendências:

  • O minimalismo elegante está super em alta, com designs clean, fontes sofisticadas e cores neutras;

  • Uso de fotos espontâneas com imagens naturais dos anfitriões, trazendo proximidade;

  • Animações e vídeos curtos, com um save the date em formato de vídeo para redes sociais;

  • Elementos sustentáveis também são tendência: impressão em papel reciclado ou versões 100% digitais;

  • Para direcionar os convidados a um site ou RSVP online, os QR Codes interativos também têm marcado presença.

Faça o seu convite com a Printi!

O save the date é uma ferramenta essencial para garantir que seu evento tenha o máximo de presença confirmada. 

Seja um casamento, uma festa ou um evento corporativo, ele ajuda a organizar os convidados e a criar uma experiência mais fluida e bem planejada — e, com as tendências de 2025, você pode inovar no design e tornar o pré-convite ainda mais especial.

Agora que você já sabe tudo sobre Save the Date, que tal começar a planejar o seu? Faça já o seu save the date com a Printi!