Saiba tudo sobre o save the date
Vamos te explicar melhor do que se trate o save the date, como fazer um e quando enviá-lo.Convite Save The Date: o que é e como criar um perfeito para o seu evento
Ser convidado para um evento e descobrir que não poderá comparecer porque você já tem outro compromisso no mesmo dia não é incomum: e, nesses casos, o pensamento quase sempre é o mesmo: “se eu soubesse disso antes, teria reservado essa data!”.
Seja porque o convite chegou muito em cima da hora ou porque sua agenda está lotada de compromissos, todos concordam que, quanto antes for informado de um evento, mais fácil se organizar e garantir a presença. Mas, se a antecedência for muita, também corremos o risco de nos esquecermos dele.
Então, como fazer para resolver essa questão? A resposta é bastante simples: enviar um save the date para os convidados. Esse pré-convite tem se popularizado, especialmente em casamentos, aniversários e eventos corporativos, ajudando a evitar conflitos de agenda e aumentando a taxa de comparecimento.
No post de hoje, vamos tratar justamente dele, e te explicar melhor o que é o save the date, como fazer um e quando enviá-lo. Continue sua leitura e aprenda como garantir a presença de todos os convidados em seu evento!
Leia também: Fonte serifada: quando usar e 8 exemplos
O que é o save the date?
Save the date significa “reserve a data” em português. Trata-se de um aviso aos seus convidados sobre quando será o evento, essa prática é muito comum e vem sendo utilizada há anos por anfitriões dos Estados Unidos.
Essa antecipação da data pode ser uma boa saída para casos em que o acontecimento ocorrerá muito próximo a feriados, quando você só poderá entregar os convites próximo ao dia de sua realização ou, ainda, quando o evento é de grande porte.
A tendência chegou ao Brasil há algum tempo e tem sido utilizada principalmente em casamentos, mas você pode usá-la também para outros eventos, afinal, é uma ótima maneira de garantir que seus amigos, familiares e clientes estejam disponíveis no dia.
Qual a diferença entre save the date e convite?
Muitas pessoas confundem o save the date com o convite oficial, mas eles têm propósitos diferentes:
-
O save the date é enviado meses antes do evento, com informações básicas como data e local, sem a necessidade de muitos detalhes;
-
Já o convite oficial é enviado mais próximo da data do evento, contendo todas as informações essenciais, como horário, dress code e instruções detalhadas.
O save the date funciona como um lembrete inicial, enquanto o convite formaliza a participação no evento.
Por que usar um save the date?
Há várias razões para investir em um save the date! Primeiro que, com a data reservada com antecedência, os convidados podem se organizar melhor e evitar conflitos na agenda. Ainda, mostra que os anfitriões estão pensando na experiência dos convidados, trazendo uma demonstração de cuidado e atenção com o evento.
O save the date também facilita a logística, principalmente para eventos que envolvem viagens ou planejamento antecipado. E, claro, ele cria expectativa para o evento! Um save the date bem feito gera entusiasmo entre os convidados.
Como fazer um save the date?
Fazer um save the date é bastante simples! Se você já tem a identidade visual do evento definida, inspire-se nela para criar o seu pré-convite. E lembre-se: o layout deve ser mais simples e até mesmo mais informal do que o de um convite tradicional. Mas se você ainda não definiu a identidade visual, não se preocupe: esse pode ser justamente o momento de começar a pensar no assunto, considerando aspectos como as cores e fontes que serão usadas.
No geral, essas são as principais dicas para fazer seu pré-convite:
-
Definir o formato: pode ser digital (e-mail, WhatsApp, redes sociais) ou impresso;
-
Escolher um design atrativo: use cores e fontes que combinem com o estilo do evento;
-
Ser direto: inclua apenas as informações essenciais: data, local e uma mensagem curta;
-
Personalizar o save the date: adicione um toque especial, como uma foto do casal (para casamentos) ou o logotipo da empresa (para eventos corporativos).
O que deve ter em um save the date?
Diferentemente de um convite de casamento (ou qualquer outro evento) convencional, o save the date não deve trazer todas as informações da comemoração. Basta que ele contenha:
-
Data do evento;
-
Nome dos anfitriões;
-
Uma mensagem curta e objetiva;
-
Elementos visuais que combinem com o evento.
Em alguns casos mais específicos, como casamentos que acontecem em outra cidade ou eventos em que os convidados necessitarão se deslocar grandes distâncias para comparecer, dados como a cidade e o local do acontecimento podem ser úteis para que todos possam se preparar com antecedência.
Quando devo enviá-lo?
Em geral, o pré-convite deve ser enviado em torno de 6 meses antes do evento. Pode parecer muito, mas lembre-se de que, faltando de 1 a 2 meses para a data, você enviará o convite completo, com todas as informações necessárias.
Em alguns casos, no entanto, o save the date deverá ser enviado com ainda mais antecedência: se você terá muitos convidados que precisarão se deslocar de outra cidade, considere enviar o aviso de data com uma antecipação de 8 a 10 meses.
Em casos ainda mais excepcionais, quando há pessoas que virão de outro país para comparecer, o ideal é informá-las da data com, no mínimo, 1 ano de antecedência.
Tendências de design para save the date em 2025
Se você quer um save the date moderno e atualizado, fique de olho nessas tendências:
-
O minimalismo elegante está super em alta, com designs clean, fontes sofisticadas e cores neutras;
-
Uso de fotos espontâneas com imagens naturais dos anfitriões, trazendo proximidade;
-
Animações e vídeos curtos, com um save the date em formato de vídeo para redes sociais;
-
Elementos sustentáveis também são tendência: impressão em papel reciclado ou versões 100% digitais;
-
Para direcionar os convidados a um site ou RSVP online, os QR Codes interativos também têm marcado presença.
Faça o seu convite com a Printi!
O save the date é uma ferramenta essencial para garantir que seu evento tenha o máximo de presença confirmada.
Seja um casamento, uma festa ou um evento corporativo, ele ajuda a organizar os convidados e a criar uma experiência mais fluida e bem planejada — e, com as tendências de 2025, você pode inovar no design e tornar o pré-convite ainda mais especial.
Agora que você já sabe tudo sobre Save the Date, que tal começar a planejar o seu? Faça já o seu save the date com a Printi!