Design

5 dicas para fazer um flyer de sucesso

Monte o flyer ideal para o seu negócio | Imagem: Printi

Você sabe como fazer um flyer de sucesso? Para transmitir informações criativas e objetivas é preciso saber explorar essa ferramenta estratégica de forma correta, afinal sua utilidade abrange diversos fins, tais como divulgar uma empresa, um produto, fazer promoções, etc – além de diminuir os custos com propaganda, uma vez que sua distribuição pode ser facilmente segmentada em uma região, evento ou algo similar. Confira 5 dicas que irão te ajudar na produção do seu impresso!

O que é flyer?

Flyers são aliados na comunicação das marcas | Imagem: Printi

Original do idioma inglês, flyer significa ‘algo que voa’. Mas voltando a tradução ao conceito que nos interessa, trata-se de um impresso promocional, geralmente pequeno, desenvolvido para distribuição em massa, sob o conceito de ‘voar’ de mão em mão. Possui imagens impactantes e mensagens de rápida leitura, o que resulta em uma excelente ferramenta de marketing que oferece ótimas maneiras de caracterizar seu evento, produto ou serviço, principalmente em áreas de alto tráfego.

Normalmente, é produzido em formatos pequenos – como o A5 e o A6 – e em gramatura superior, o que os diferenciam dos tradicionais panfletos e folhetos, além das diversas opções de papel, impressão e acabamento.

Dicas

Produza seu próprio flyer com qualidade | Imagem: Shutterstock

Para ser efetivo, recomenda-se que o flyer passe as informações necessárias de maneira simples, mas criativa. Por isso, enumeramos aqui cinco dicas para te ajudar no desenvolvimento de um flyer de sucesso. Confira!

1. Chamada

Essa será sua primeira – e única – oportunidade de chamar a atenção do leitor, por isso deve ser uma frase curta e de impacto. A fonte deve ser grande e pode-se trabalhar com alguma cor para dar ainda mais destaque. Você também pode utilizar um subtítulo para complementar a chamada,
explicando-a caso necessário.

2. Texto

O texto deve ser conciso e fácil de ler. O objetivo do flyer é promover o que a empresa pode oferecer aos seus potenciais clientes, ou seja: vá direto ao ponto! Além disso, é importante dar ao leitor informações suficientes de como entrar em contato com a empresa ou de como ir ao evento.

3. Imagem

Criar um flyer que contém apenas texto pode deixá-lo desinteressante e entediante, por isso não se esqueça de incluir alguma imagem, foto ou ilustração que represente o que está divulgando. É possível encontrar muitas imagens em bancos de imagens, no entanto, também é interessante utilizar fotos ou imagens próprias da empresa. E dessa forma, o flyer fica ainda mais personalizado e criativo.

4. Promoção/ Desconto

Tratar de promoções e descontos é uma das maneiras mais eficientes de manter o interesse do leitor, afinal, as pessoas adoram descontos e brindes. Uma boa ideia é criar um cupom incentivando o potencial cliente a entrar em contato e conhecer a sua empresa.

5. Design

Cumpridas todas as sugestões mencionadas, alguns cuidados básicos devem ser tomados na hora de fazer os flyers, conforme listado abaixo:

  • Cuidado com o excesso de fontes, use no máximo duas;
  • Atenção para o tamanho das fontes, certifique-se de que serão legíveis;
  • Cuidado com o uso de cores, elas devem estar alinhadas com a mensagem que se deseja passar. Mantenha o layout simples para que o leitor não perca o foco no que realmente interessa;
  • Não se esqueça de verificar se há erros gramaticais ou de digitação;
  • Se possível, mantenha sempre o mesmo layout para todos os flyers que fizer, isso ajuda no reconhecimento da marca pelo público.

Atenção!

qualidade do material é de extrema importância para atrair a atenção do seu público alvo. Sendo assim, atente-se para questões como desenvolvimento da arte, fechamento e produção do flyer. A Printi  oferece a qualidade que seu produto precisa.

Flyers bem feitos são uma ótima ferramenta de divulgação. Seguindo essas dicas, você conseguirá grandes resultados!

[Post de 05/09/2012 atualizado em 14/01/2022]

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Maryene Oliveira

Apaixonada pelo mundo da comunicação, uma futura radialista movida por dança, literatura, desafios e ideias mirabolantes.
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