Primeiros passos: conheça a diferença entre os papéis para o seu convite de casamento

Data, local, cerimônia, decoração, buffet… são muitas coisas para se pensar na hora de começar a organizar o casamento. E, em cada uma delas, há tantos detalhes que você pode ser pego de surpresa na hora de tomar alguma decisão.

Por exemplo: qual é o melhor tipo de papel para o seu convite de casamento? Aposto que você ainda não tinha pensado sobre isso, mas saiba que esse é um aspecto que fará toda a diferença!

Cada tipo apresenta um resultado diferente, assim, é muito importante que você conheça um pouco de cada um deles para escolher o que mais se adéqua ao estilo de festa.

Pensando nisso, vamos explicar sobre algumas das principais opções para facilitar a escolha do melhor tipo de papel para o seu convite de casamento.

Variações de gramatura

Antes de mais nada, você precisa entender o que é gramatura. Esse é um tópico de extrema importância, pois será fator determinante para a qualidade do convite. A gramatura é a medida do peso do papel. Geralmente, quanto maior, mais espesso ele será — influenciando também no estilo e na qualidade do material.

Você já deve ter notado que um panfleto possui textura, peso e durabilidade diferentes de um cartão de visita, por exemplo. Essa diferença acontece entre outras coisas, porque eles possuem gramaturas diferentes.

Não ficaria legal um cartão de visita em papel tão leve quanto o de um panfleto, certo? Por isso, é muito importante que você saiba qual é a melhor gramatura para o seu impresso.

Primeiros passos: conheça a diferença entre os papéis para o seu convite de casamento

Tipos de papel para convite de casamento

Existem algumas opções bem interessantes que você pode utilizar na hora de imprimir seu convite de casamento, basta que você identifique qual é o tipo de papel que melhor se encaixa no estilo de celebração.

Offset

Disponível na gramatura de 240 g, é um dos papéis mais simples disponíveis. Não é revestido e, por isso, é bastante poroso — o que faz com que bastante tinta seja absorvida.

Suas principais vantagens são:

  1. Impressão extremamente simples e fácil, pois o papel não precisa de nenhum preparo.
  2. Custo muito menor em relação às outras opções disponíveis.

Essa é a opção ideal para quem precisa fazer um convite de casamento barato, mas não quer perder a qualidade.

Primeiros passos: conheça a diferença entre os papéis para o seu convite de casamento

Couché

É considerado um dos melhores papéis para impressão atualmente. Seu nome tem origem francesa e significa “camada”, devido ao revestimento que possui — que confere maior lisura e menor absorção de tinta, trazendo uma alta qualidade de impressão.

Ele está disponível em 250 g e 300 g e pode ser de dois tipos:

  1. Brilho: reflete a luz e consegue dar um destaque incrível para se obter cores vivas, devido ao revestimento de alta lisura.Primeiros passos: conheça a diferença entre os papéis para o seu convite de casamento
  2. Fosco: não reflete a luz e, justamente por isso, passa uma ideia de sofisticação.

Primeiros passos: conheça a diferença entre os papéis para o seu convite de casamento

Cartão

Papel espesso, rígido e compacto. Pode ser a opção ideal para quem quer inovar no convite sem sair do formato já consagrado, pois é um papel mais resistente. Pode ser encontrado nas gramaturas de 250 g e 300 g.

Silverprint

Esse papel é uma exclusividade da Printi e está disponível apenas em 300 g, é indicado a quem quer dar um toque mais sofisticado e fugir do tradicional, uma vez que ele oferece um efeito metalizado incrível. Com certeza vai chamar a atenção dos convidados!

Primeiros passos: conheça a diferença entre os papéis para o seu convite de casamento

Opções de acabamentos e enobrecimentos

Depois de escolhido o tipo de papel, é preciso saber quais são os acabamentos e enobrecimentos ideais para ele.

O acabamento com refile, como é de praxe, garante que o convite sairá no tamanho certo e sem bordas brancas. Já o verniz total garante ainda mais brilho a todo o impresso. Em relação aos enobrecimentos, veja as opções:

  1. Laminação brilho: confere efeito brilhante e destaca as cores, deixando-as mais vivas.
  2. Laminação fosca: garante maior qualidade visual mesmo com o manuseio do impresso, pois evita, por exemplo, marcas de dedo no papel. É mais indicado para fundos chapados e que não tenham detalhes muito pequenos.
  3. Soft Touch: é um tipo de laminação fosca, porém com um toque aveludado que proporciona ao local de aplicação.

Primeiros passos: conheça a diferença entre os papéis para o seu convite de casamento

Além disso, você pode escolher alguns enobrecimentos pontuais para destacar algum elemento. Para isso, você pode solicitar a aplicação de verniz UV local.

Sabemos o quanto os detalhes são importantes e como é difícil escolhê-los, mas com essas informações ficou muito mais fácil, não é? Então escolha bem o tipo de papel para o convite de casamento, prepare um envelope personalizado bem bonito e venha produzir seu convite com a Printi!

Confira outros conteúdos como este em #PrintiRealiza o seu casamento!